A contabilidade evoluiu, novas ferramentas tecnológicas disponíveis para os profissionais e também para os clientes, mas, será que o contador evoluiu?

Poderia começar esse artigo da seguinte maneira: “Vivemos em um tempo aonde a tecnologia avançou e blá blá blá”.

Mas acredito que todos que estiverem lendo este artigo já sabem do cenário atual da profissão. Se é assim, então você pode se perguntar: “por que raios você está escrevendo sobre isso?”.

Estou escrevendo sobre o contador moderno porque acredito que de nada adianta a tecnologia ter avançado, com diversas ferramentas que facilitam a vida tanto do contador quanto do empresário, se ambos não evoluíram.

Bingo!

Esse é o ponto de partida da discussão.

Não basta para o contador hoje em dia organizar e executar os serviços rotineiros de contabilidade, como por exemplo, a escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações perícias judiciais e extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, entre outros serviços. Salientando que esse tipo de serviço já exige muito deste profissional, pois ele é o único responsável além do próprio dono (entenda mais aqui).

O profissional moderno da contabilidade precisa ter a capacidade de enxergar os fatos de maneira mais analítica, ou seja, ele precisa deixar um pouco de lado a rotina da ”mera” escrituração contábil e pensar mais estrategicamente (conceito da Contabilidade Estratégica).

Pensando nisso, podemos levantar uma nova questão: como se adequar à essa modernidade?

Bom isso não é muito fácil, pois as instituições de ensino superior não preparam futuros profissionais de contabilidade para isso. Eles entram no mercado, a maioria em escritórios e acabam se transformando em meras ferramentas de trabalho diante dos fatos.

Mas acredito que posso lhe ajudar. Separei aqui três passos para você seguir no caminho pela modernização. Vamos lá:

#1 passo: Estudo Constante

Busque sempre cursos e palestras para se atualizar com as práticas mais atuais com relação as necessidades dos seus clientes.

Isso fará total diferença, pois isso agregará valor ao seu serviço, o que consequentemente fará com que você possa adquirir mais clientes.

Indico para você o Congresso Nacional On-Line de Contabilidade Estratégica, evento totalmente grátis. Acredito que isso já irá fazer total diferença na sua carreira.

#2 passo: Marketing Digital

A grande maioria dos escritórios de contabilidade não se preocupa com isso, mas posso afirmar com certeza absoluta que, quem não tem presença on-line dificilmente conseguirá conquistar resultados grandiosos, ainda mais se estiver começando agora.

Procure criar um site otimizado, com ferramentas amigáveis e que façam com que o seu público-alvo se torne cliente.

Alias, é isso que irá lhe diferenciar dos demais, além do profissionalismo, obviamente.

#3 passo: Atendimento

Passo essencial, geralmente os escritórios contábeis se focam somente no serviço e acabam se esquecendo de que o atendimento é de extrema importância, pois somos prestadores de serviço. Por isso que precisamos ter foco no atendimento, tanto na prospecção quanto no pós venda (sendo que o pós venda é muito mais importante) para com os nossos clientes. Agindo assim você irá conseguir novos clientes, por conta da satisfação dos atuais.

Você pode achar que esses #3 passos são básicos e óbvios, mas tenho certeza que muitos profissionais não os aplicam, pois acreditam que isso não é necessário, ou pior ainda, acham que as pessoas não se importam com isso.

Abre o olho, meu amigo contador.

Está na hora de você ser um contador moderno, que está alinhado com as necessidades e desejos dos clientes modernos.

Nossa profissão é prazerosa, portanto, caros colegas, sejam os melhores.

Forte Abraço, até a próxima.

Fonte: Matheus Ribeiro – Administrador, pós graduado em Finanças e Controladoria. Consultor Financeiro da Alves e Ribeiro | Contabilidade e Auditoria. site: www.alveseribeirocontabilidade.com.br email: alveseribeiro@terra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *