O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Rangel Francisco Pinto, e a vice-presidente de Ética e Disciplina, Sucena Hummel, participaram, no dia 10 de agosto, de uma reunião promovida pela Receita Federal para tratar sobre a Operação Falso Simples – Malha Fiscal da Pessoa Jurídica. O encontro reforça ainda mais a parceira existente entre a Receita Federal e o Sistema CFC/CRCs, principalmente na divulgação de informações pertinentes a classe contábil.
O auditor-fiscal da Receita Federal, Carlos Henrique Melo Júnior, destacou que a partir do cruzamento de informações, foi identificado que 31.899 empresas não optantes pelo Simples Nacional têm informado indevidamente a condição de optante por esse regime na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Isso pode resultar na falta de recolhimento de contribuição previdenciária por parte da empresa.
Portanto, a Receita Federal alertou que essas empresas estão recebendo, via postal e por meio de mensagem na caixa postal do e-Cac, um aviso de autorregularização detalhado com todas as divergências da GFIP e que devem regularizar a situação e enviar a retificadora até dia 30 de setembro de 2021. As empresas que não enviarem até esse prazo serão penalizadas.
Também participaram da reunião virtual o presidente do Sescon – Goiás, Edson Cândido Pinto, além de representantes do CRCTO, CRCMT, CRCMS, CRCDF, dos Sescons, o contador Leon Deniz e outros profissionais contábeis convidados.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso