O Estado de Goiás subiu 12 posições e ficou em 7° lugar na edição 2021 do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De acordo com o levantamento, baseado em dados de 2020, o Estado obteve 92,9% de acertos. Em 2019, os 85,4% de acertos foram suficientes para alcançar apenas a 19ª posição, visto que houve reclassificação do Estado – que antes era no 10º lugar – com a nova metodologia adotada para o ranking de 2021.

O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e, consequentemente, disponibiliza para acesso público. São analisadas quatro dimensões: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e Informações Contábeis x Informações Fiscais.

O desempenho de Goiás garantiu nota B, a mesma registrada em 2019. Goiás atingiu seu melhor resultado (95,2%) na dimensão II (Informações Contábeis) e o pior (89,5%) na Dimensão IV (Informações Contábeis x Informações Fiscais).

Para o superintendente da Contabilidade Geral do Estado de Goiás e coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Ricardo Borges de Rezende, a posição de Goiás no ranking é resultado de um trabalho sério e contínuo, que visa o aprimoramento da Contabilidade no Estado. “A Contabilidade Pública contribuiu para a melhoria da entrega de informações contábeis e fiscais aos órgãos de controle e também para evidenciação dos procedimentos contábeis patrimoniais. O resultado é fruto de um trabalho realizado pela Secretaria de Economia em conjunto com as setoriais de Contabilidade de todos os órgãos do poder executivo”, frisou.

Os detalhes de desempenho dos Estados em cada um dos itens de verificação do Ranking podem ser consultados em: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/estados

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

POST CONTABILIDADE PUBLICA E DESTAQUE NO ESTADO DE GOIAS- CRCGO

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso, com informações da Comunicação da Secretaria de Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *