Na tarde desta terça-feira (29), o vice-presidente administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista, se reuniu com a advogada, Sarah Martins Alves, e o contador Roberto Martins.

O objetivo do encontro foi para alinhar tratativas e prospectar reunião com o departamento técnico da Junta Comercial de Goiás (Juceg), em prol de esclarecimentos sobre o registro eletrônico de Livros Societários das Sociedades Anônimas.

De acordo com a Instrução Normativa DREI/SGD/ME Nº 82 de fevereiro de 2022, os procedimentos para autenticação dos livros contábeis ou não dos empresários individuais, das empresas individuais de responsabilidade limitada – Eireli, das sociedades, bem como dos livros dos agentes auxiliares do comércio serão digitais.

O vice-presidente do CRCGO, Henrique Ricardo, explica que, com base na IN N° 82, há dúvidas quanto a digitalização dos livros. “Estes livros societários serão autenticados nas Juntas Comerciais de forma digital. Existem dúvidas de como fazer este registro, visto que eles são de Atos que ocorre após o registro. É preciso entender como será feito o processo e como seria a assinatura, por exemplo, digital”, comenta.

Ainda de acordo com a Instrução Normativa, o balanço patrimonial contido em livro contábil poderá, a critério exclusivo do interessado, ser arquivado no âmbito das Juntas Comerciais, devendo ater às formalidades legais do documento. Além disso, o sistema eletrônico utilizado deve garantir a segurança digital das informações.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: Comunicação CRCGO – Kamilla Lemes