Até o dia 29 de abril os contribuintes podem enviar a Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 (IRPF). Neste momento o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) se prontifica à auxiliar os contribuintes e destacar nos canais de comunicação do CRCGO e também nos veículos de imprensa do Estado sobre a importância de buscar apoio do contador para não ter problemas com o fisco.

Além dessa obrigatoriedade que o IRPF compete aos cidadãos, é importante destacar também que os contribuintes podem promover boas ações, abraçando a Campanha Destinação do IRPF deste ano e do selo “Amigos da Criança e do Adolescente”.

No momento da declaração, a pessoa física que fizer declaração completa consegue doar 3% do Imposto, que será destinado às instituições sociais. Basta navegar até a aba Resumo da Declaração > Cálculo do Imposto > Por deduções legais > Doações diretamente na Declaração – Criança e do Adolescente ou Fundo do Idoso > Tipo de fundo. Após essa seleção, é só informar os dados do município e finalizar com o valor desejado.

São essas ações que fazem com que o CRCGO, contadores e contribuintes exerçam uma cidadania melhor, onde são plantadas pequenas sementes que fazem a diferença na vida de muitos cidadãos.

Confira abaixo algumas instituições cadastradas para o recebimento das doações:

Santa Casa de Anápolis

A Santa Casa de Anápolis é mantida pela Fundação de Assistência Social de Anápolis – FASA, uma instituição privada e sem fins lucrativos que se posiciona como um dos mais importantes hospitais do estado de Goiás.

O hospital tem a segunda maior maternidade do estado e é referência para gestação de alto risco, com mais de 3500 partos por ano. Possui 4 UTIs, com quase 50 leitos, sendo duas adultos (geral e geriátrica), uma neonatal e uma pediátrica (estas são as únicas do interior do estado a serviço do SUS). No combate ao câncer, se destaca como referência SUS, desde o diagnóstico até a cirurgia e quimioterapia.

O que mais enobrece o trabalho da Santa Casa é que, embora subfinanciado, mais de 90% de todo o serviço prestado é via Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, para garantir a continuidade dos serviços hospitalares aos mais necessitados, a Santa Casa lançou a campanha “Imposto de Renda Solidário”, que, por meio da doação do IRPF, permite que os contribuintes destinem o imposto para os projetos: Amor de Mãe – Fundo da Infância e Adolescência, e Melhor Idade – Fundo do Idoso.

Importante lembrar que para poder optar pela destinação do imposto, é preciso fazer a declaração pelo modelo completo e nos enviar uma carta de destinação aos projetos da Santa Casa.

Carta de Doação para o projeto Amor de Mãe

CCarta de Doação para o projeto Melhor Idade

Saiba mais:

Telefone: (62) 3311-9900 / 9 9682-2500

E-mail: doações@santacasa.org

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: Comunicação CRCGO – Camila Pedroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *