Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), este ano mais de 4,4 milhões de eleitores de Goiás irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores dos 246 municípios goianos. Visando esclarecer pontos do processo eleitoral considerando a relevância no atual cenário político nacional, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás está levando ao interior do Estado, após passar pela capital, o Seminário de Prestação de Contas Eleitoral – Aspectos Contábeis e Jurídicos para as Eleições 2016. O assunto discute os aspectos jurídicos das eleições de 2016, bem como a importância e função do contador na campanha eleitoral.
Neste sentido, a evento já passou neste mês de julho pelas cidades de Jataí (7); Águas Lindas e Jaraguá (12); Aparecida de Goiânia e Uruaçu (13); Porangatu (14); Iporá e São Miguel do Araguaia (15); e Rio Verde (18). Em agosto a palestra deve chegar a Anápolis (2), Valparaíso de Goiás (8) e Luziânia (9).
A iniciativa é uma oportunidade para que a classe discuta os principais aspectos da legislação eleitoral, no que diz respeito à prestação de contas de candidatos e partidos. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, chama a atenção para a responsabilidade dos profissionais da contabilidade no processo de prestação de contas, levando em conta a demanda da sociedade por transparência. “As campanhas eleitorais de 2016 terão que contar com um profissional da contabilidade em todo o processo, conforme institui o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, afirma.
Ministrado por uma equipe de profissionais de gabarito, como o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Weberth Fernandes, os contadores Josenilda Ribeiro, e Jesus Nazareno, o perito contador Isac Silva, além do advogado Danúbio Remy, o assunto esclarece as principais dúvidas dos participantes, compostos por contadores, pré-candidatos, estudantes, professores e sociedade.
“Abordamos todos os aspectos jurídicos e contábeis, principalmente os práticos de como é o funcionamento e a parte operacional da prestação de contas. Acaba sendo uma espécie de aula, com exemplos das principais dificuldades encontradas”, conta Isac.
A delegada do CRCGO em Jaraguá, Sinara Gomes, relata que o seminário contou com a participação de contadores que já estão habituados a trabalhar na prestação de Contas Eleitorais. “Inclusive tivemos profissionais vindos de Itaguaru. O seminário conseguiu atender a demanda dos contadores, no qual os palestrantes conseguiram transmitir com clareza as novas regras das eleições deste ano e ainda repassar algumas dicas para os contadores”, afirma.
Com avaliações positivas e dúvidas esclarecidas, o evento atendeu às expectativas de aproximadamente 200 participantes até o momento.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves