O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, recebeu na sexta-feira (6), o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, para o lançamento do livro “Partidas Dobradas-Eleições 2014- Contabilidade Necessária” à classe contábil. O evento foi realizado na sede do CFC, durante a Sessão Plenária, com a presença de todos os conselheiros. A obra faz parte do Protocolo de Intenções, assinado entre as duas entidades, que tem como objetivo a realização de eleições mais transparentes com o trabalho de contadores e advogados no auxílio para a prestação de contas de candidatos e partidos políticos.
“É um privilégio receber a OAB em nossa Casa. Uma instituição que possui um trabalho tenaz pela democracia do Estado de Direito. E isso nos enche de esperança para que possamos transformar o setor público, pois a sociedade precisa de pessoas que tenham probidade em seus atos, principalmente neste momento eleitoral. É importante a inserção legítima e legal da obrigatoriedade do profissional da contabilidade nesta luta, assim como a figura do advogado. E, este Manual, foi lançado para sedimentar a nossa parceria,” afirmou Martonio.
O presidente da OAB ressaltou a importância da parceria e disse que a intenção é estimular a participação e o espírito de responsabilidade social de contadores e advogados, visando à transparência e legalidade das contas dos candidatos e dos respectivos partidos políticos das eleições 2014.
“A prestação de contas no País ainda é um “faz de contas” e isso precisa mudar. Por isso, estamos em um momento importante para auxiliar e assegurar eleições mais limpas. Temos a obrigação de aplicar o nosso grau de entendimento e experiência a serviço da democracia, orientando nossos clientes a cumprir a legislação. Fizemos um trabalho muito produtivo que resultou neste manual para os candidatos, partidos políticos e, principalmente, à sociedade. A parceira entre contadores e advogados é mais uma luta para o aperfeiçoamento da democracia em nosso País, a partir da prestação de contas mais transparentes”, enalteceu Marcos Vinicius.
Na ocasião, o presidente da OAB pediu o apoio do Conselho Federal de Contabilidade na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), que a Ordem impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF), para a correção da tabela de isentos do Imposto de Renda. O presidente do Conselho, José Martonio, garantiu a atenção da classe contábil ao assunto e informou que o CFC entrará como amicus curiae na ação.
Também participaram da cerimônia o coordenador adjunto de Desenvolvimento Institucional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; os autores do livro, José João Appel Mattos e Bruno Mendes; e o presidente do Conselho Regional do Piauí, Elias Dib Caddah Neto.
Sobre o livro
De autoria do contador José João Appel Mattos, e dos advogados Bruno Mendes e Davi de Oliveira Rios, o manual apresenta orientações e procedimentos para prestação de contas de candidatos, partidos e coligações. A obra aborda assuntos como financiamento das campanhas, convenções, propaganda eleitoral, fiscalização e as condutas vedadas aos agentes públicos. Esta é a terceira edição do manual. Ele é gratuito e está disponível, eletronicamente, nos portais do CFC (www.cfc.org.br) e da OAB (www.oab.org.br)
Fonte: COMUNICAÇÃO CFC, 06/06/2014
Por RP1 Comunicação – Rafaella Feliciano