O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, participou, na manhã desta segunda-feira (6), da posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, de ministros, deputados, senadores e de representantes de universidades de todo o País.
Para o presidente do CFC, a escolha de um educador para o cargo é de extrema importância. “Não falo apenas em nome da classe contábil, mas é consenso que a presidente da República acertou ao escolher um educador para o comando de um dos mais importantes ministérios do País. Janine é um homem que tem sua história pautada na educação, e que, portanto, nos transmite muita confiança”, afirmou.
Martonio Coelho cumprimentou Renato Janine e colocou o Conselho Federal de Contabilidade à disposição do novo ministro. No ano passado, o CFC e o MEC já haviam estreitado relações para cooperação mútua. Um dos pontos de convergência entre o CFC e o ministério da Educação é estimular a criação de cursos de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis. Atualmente, o Brasil conta apenas com 22 cursos de mestrado na área, sendo 19 acadêmicos e três profissionais, e somente nove doutorados.
Outro ponto é que o curso de Ciências Contábeis seja incluído no programa Ciências Sem Fronteiras, do governo federal, que envia estudantes para estudar em instituições no exterior. O compromisso foi assumido pelo presidente do CFC com cerca de 800 profissionais e estudantes, durante o 5° Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, realizado nos dias 20 e 21 de outubro do ano passado, em Campina Grande (PB).
O terceiro ponto que deve ser discutido entre o CFC e o ministério é a criação de grupos de trabalho nos quais os profissionais de contabilidade possam contribuir para as estratégias e ações do MEC, sobretudo nos municípios, além de auxiliar em ações do Plano Nacional de Educação (PNE).
Novo ministro
Renato Janine Ribeiro é natural de Araçatuba, São Paulo, e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina Ética e Filosofia Política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997; e a Ordem do Rio Branco, em 2009.
Fonte: Comunicação CFC