Com a finalidade de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços que são prestados aos profissionais da contabilidade, o CFC, por meio da Vice-presidência de Desenvolvimento Operacional, realizou um profundo levantamento de informações das gestões dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). “Trata-se de um amplo painel de indicadores com elementos que servem de base para decisões em várias áreas”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior.
Uma das atribuições da Vice-presidência de Desenvolvimento Operacional do CFC, conforme lembra Aécio Dantas, é o apoio à gestão dos CRCs. Dessa forma, ao fazer o diagnóstico completo da situação dos Regionais, o Conselho Federal tem subsídios para discutir, planejar e propor ações no sentido de se buscar a eficácia no atendimento às atividades-fins dos Conselhos de Contabilidade.
“Não se trata de um trabalho de auditoria, mas, sim, da realização de um diagnóstico que visa espelhar a situação financeira, administrativa, de recursos humanos e de várias outras áreas dos CRCs”, explica o vice-presidente, acrescentando, ainda, que esse diagnóstico tem caráter dinâmico, passando constantemente por atualizações.
Uma das diretrizes da atual gestão do CFC, segundo Aécio Dantas, é o apoio aos CRCs com base em dados concretos e atualizados das realidades regionais. “Buscamos identificar, inclusive, se alguma área apresenta carência ou necessidade de suporte específico e, com base nessa visão gerencial dos dados, propomos alternativas e caminhos”, destaca.
O diagnóstico levantado pela Vice-presidência de Desenvolvimento Operacional também tem servido para que o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, realize reuniões eventuais com os gestores dos Regionais.
Fonte: Comunicação CFC