O CRC-GO, por meio da Câmara de Desenvolvimento Profissional, busca estar à frente da qualificação e atualização dos contabilistas do Estado, por isso promove projetos e eventos de educação continuada e atividades referentes à profissão contábil que englobam não apenas a capital, mas também as cidades do interior. Em abril, o Conselho trouxe para Goiás o advogado e professor de Curitiba, José Alfredo do Prado Júnior, especialista na área trabalhista e previdência com experiência de mais de dez anos no assunto.
Ele ministrou palestras em diversas cidades goianas, entre elas Caldas Novas, no dia 14, onde abordou Recolhimentos do INSS na construção civil. Além de analisar as principais legislações previdenciárias que regulam as obrigações das empresas construtoras, proprietários, incorporadoras, donos de obra e empresas prestadoras de serviços no âmbito da construção civil, José Alfredo orientou os participantes sobre as regras de arrecadação das contribuições previdenciárias e os critérios para se efetivar a regularização das obras junto ao INSS e demais órgãos competentes.
Em Rio Verde, dia 15, e Goiânia, 16, ele ministrou o curso sobre Formação de Gestores de RH. Segundo ele, foi apresentado o estudo da legislação trabalhista aplicada nas rotinas do departamento pessoal de forma prática e atualizada, desde a contratação dos empregados até a fiscalização, evidenciando o disposto na CLT, posicionamento do Ministério do Trabalho e Emprego e na jurisprudência, com alguns enfoques da legislação previdenciária, identificando as fraudes, procedimentos irregulares ou desaconselháveis, antes da fiscalização e de reclamações trabalhistas. Além disso, apresentou o sistema do eSocial e seus reflexos nas rotinas do setor.
Catalão recebeu o curso Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias para 2014 (preparando o eSocial), no dia 22. O evento, realizado na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Catalão (ACIC), visou propiciar a capacitação dos profissionais que atuam na área de recursos humanos e departamento de pessoal, por meio da aplicação da legislação trabalhista e as suas respectivas práticas, evitando futuros passivos trabalhistas.
“Profissionais da classe contábil bem informados garantem serviços de melhor qualidade a sociedade”, justifica o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva. Ele esteve em Catalão para prestigiar o evento e firmar acordo de parceria com a ACIC. De acordo com o presidente da ACIC, Chahadeh Damach, a parceria, além de oferecer formação e aprimoramento profissional aos contabilistas e administradores de Catalão, beneficia as empresas, uma vez que possibilita a atuação de profissionais preparados para atuação. “Parcerias como a que possuímos com o CRC-GO contribui para o crescimento da economia da cidade”, afirma.
Para o delegado do CRC-GO em Catalão, Marcelo Cordeiro, o curso foi bastante proveitoso. “Trouxe aos participantes informações atualizadas da área trabalhista e previdenciária. Além disso, o tema eSocial foi apresentado com riqueza nos detalhes, contribuindo ainda mais no esclarecimento do assunto”, enfatiza. Marcelo também atua na subcoordenação da Comissão das Jovens Lideranças do CRC-GO e sua ideia é aproximar os estudantes de Ciências Contábeis com a profissão.
Dando continuidade à qualificação dos profissionais e promoção de discussões acerca da contabilidade, hoje (23), acontece no CRC-GO, em Goiânia, o curso Rotinas Trabalhistas no Departamento Pessoal (Aspectos Legais e Práticos). Amanhã, 24, é a vez de Anápolis receber o curso Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias para 2014 (preparando o eSocial), no auditório da Sefaz.
Para finalizar o ciclo de palestras com o especialista trabalhista, José Alfredo do Prado Júnior será um dos palestrantes do evento que acontecerá no dia 25 de abril, na sede do CRC-GO, em Goiânia, em comemoração ao Dia do Profissional Contabilista. Na ocasião, ele irá ministrar o tema eSocial – Uma nova relação entre empregadores, empregados e governo. O objetivo da palestra será preparar o profissional para o maior dos produtos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que abrangerá todos os empregadores e empresas, como: Empresas do Lucro Real e Presumido, Simples, Micro Empreendedores Individuais, Empregadores Domésticos, Entidades sem fins Lucrativos, Órgãos Públicos e outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRC-GO – por Naiara Gonçalves, 23/04/2014