A conselheira do CRC-GO, Josenilda Ribeiro, juntamente com a presidente do Observatório Social de Goiânia, Lorena Silvério, estiveram no 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (Enos), que aconteceu de 26 a 28 de março e reuniu representantes de todos os Estados brasileiros. O evento é realizado anualmente e tem como objetivo tratar da qualificação da metodologia de trabalho dos Observatórios Sociais (OS) – que compõem a rede Observatório Social do Brasil (OSB).
Os OSs atuam como pessoa jurídica em forma de associação e fazem o monitoramento das compras públicas no âmbito municipal, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Atualmente, existem, no Brasil, 96 OSs em 15 Estados.
Josenilda lembrou que desde o início, o CRC-GO participa ativamente dos todos os projetos desenvolvidos. “Acreditamos na causa e queremos somar. Temos certeza que podemos contribuir muito para o futuro, a justiça e o bem-estar de todo o povo brasileiro”, declara a representante do CRC-GO.
A 6ª edição do Enos trouxe como tema “Todos pela Eficiência da Gestão Pública”. Assuntos como eficiência da gestão municipal, ferramentas para eficiência das compras públicas, Lei da Empresa Limpa, proposta de leis de prevenção à corrupção e parcerias estratégicas para o controle social no Brasil foram debatidos.
Lorena Silvério foi uma das painelistas, com a apresentação de 3 PL’s municipais. Segundo ela, o objetivo da sua proposta é que as PL’s sejam aprovadas em todos os municípios que possuem observatórios. Na ocasião pontuou nepotismo cruzado municipal; curso obrigatório de capacitação dos eleitos antes do exercício; e o impedimento que o vereador eleito saia do mandato para exercer outra função na administração pública. E destacou que “Ser exemplo é lutar para que os cidadãos se tornem cada vez mais interessados pelo lugar onde vivem, fortalecer o controle e consciência social”.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves