Ao lado dos demais Regionais, o CRCGO enviou para Brasília os colaboradores Luiz Fernando Bioni e Mauricéia Vilela para participarem do treinamento sobre a Decore, no dia 22 de março, na sede do Conselho Federal de Contabilidade. Além de Goiás, também estiveram presentes diretores, vice-presidentes, chefes de fiscalização e profissionais da Tecnologia da Informação dos Estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

O treinamento sobre o sistema da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) vai ao encontro das últimas atualizações realizadas no procedimento, com base na Resolução 1.492/2015. Com a modernização, o profissional da contabilidade deverá fazer o upload dos documentos que comprovem o rendimento aferido na declaração na hora da emissão da Decore.

O colaborador do CRCGO, Luiz Fernando Bioni, destacou a importância dessa atualização. “As mudanças fazem com que a responsabilidade do profissional contábil aumente, pois se ele não estiver de posse do certificado digital, ele não poderá concluir o procedimento. Vale lembrar que uma via desse certificado fica no banco de dados do CRC, à disposição da Receita Federal, e outra via fica com o contabilista”, explica.

“É importante reforçar ao contabilista que a partir do novo sistema, a Decore será feita exclusivamente através de certificado digital, e por isso é necessário se atentar”, afirmou a colaboradora Mauricéia Vilela.

O sistema, que vai ao ar em abril, passou por uma série de ajustes, tornando-o mais confiável e ágil. A Decore é emitida como comprovação de rendimento de pró-labore, distribuição de lucros, honorários, atividades rurais, extrativistas, comissões, renda de aluguéis, rendimento de aplicações financeiras, venda de imóveis ou móveis, aposentadoria e benefícios de previdência pública ou privada, do microempreendedor individual, declaração de imposto de renda de pessoa física, rendimentos com vínculo empregatício, rendimentos auferidos no exterior, renda recebida por padres, pastores e ministros religiosos, pensionistas, royalties, pagamento a autônomos cooperados e bolsistas.

Para cada uma dessas rendas, há uma lista de documentos que valem como comprovante e que agora estarão disponíveis para consulta online a partir da emissão do documento. Após a emissão da Decore, o sistema gera um número para a que instituição interessada possa conferir a veracidade do documento.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações da Comunicação CFC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *