O chefe do setor de Fiscalização do CRCGO, Louis de Oliveira, e o fiscal Rondinelly Carvalho, participaram nos dias 25 e 26 de outubro de um treinamento ao Sistema de Fiscalização Eletrônica, no Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília. Segundo o CFC, a ferramenta traz novidades para facilitar o trabalho da área, garantindo mais agilidade, confiabilidade e lisura às rotinas.
A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos fiscais do Sistema CFC/CRCs. O treinamento abordou aspectos relacionados à parametrização, planejamento, procedimentos fiscalizatórios, ficha do fiscal e ferramentas de análise. Todos os assuntos tiveram como expositores os membros do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento de Melhorias para o Sistema.
De acordo com o Art. 10 do Decreto-Lei n.° 9.295/1946 e com o Art. 18 da Resolução CFC n.° 1.370/2011 (Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade), compete aos Conselhos Regionais de Contabilidade, entre outras, as seguintes atribuições: a) expedir cédula de identidade para os profissionais e alvará para as organizações contábeis; b) examinar reclamações e decidir acerca dos serviços de registro e das infrações dos dispositivos legais vigentes, com relação ao exercício profissional; e c) desenvolver ações necessárias à fiscalização do exercício profissional, impedindo e punindo as infrações e representar as autoridades competentes sobre fatos apurados cuja solução não seja de sua alçada.
Fotos: Comunicação CFC
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações da Comunicação CFC