Desde que foi regulamentado, em 2011, aumentou a participação de bacharéis e técnicos na avaliação. Só neste ano, 55 mil pessoas realizarão a prova, marcada para 6 de abril
Cerca de 200 mil bacharéis e técnicos em contabilidade de todo o País já se submeteram ao Exame de Suficiência da classe contábil desde 2011, ano em que passou a ser obrigatório para a obtenção do registro profissional e exercício da profissão. No Brasil, apenas os cursos de Direito e Contabilidade utilizam esse recurso para medir o conhecimento e nivelar o mercado.
Nesta sétima edição, 55 mil pessoas estão inscritas para a prova, que será realizada em 6 de abril em todas as capitais e no Distrito Federal. O número é recorde entre as seis edições já realizadas. São Paulo lidera o número de inscrições, com 14,5 mil pessoas, seguido de Minas Gerais, com 5 mil, e o Paraná, com 3,5 mil. O exame é organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).
Novas regras
As mudanças recentes no Exame também foram discutidas na reunião. Segundo a FBC, os contadores e técnicos em Contabilidade que desejam restabelecer o registro profissional não necessitam mais fazer o Exame de Suficiência da categoria.
As informações constam da Resolução CFC nº 1.461/2014, publicada no Diário Oficial da União – DOU, de 17 de fevereiro de 2014. Ainda de acordo com a publicação, os formandos que concluíram o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou o de Técnico em Contabilidade até 14 de junho de 2010, data da publicação da Lei nº 12.249/2010, também não serão mais obrigados a fazer o exame para obter o registro profissional.
A nova Resolução altera os artigos 2º e 5º e revoga o artigo 16 da Resolução CFC nº 1.373/2011, a qual regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional. Dessa forma, os inscritos edição deste ano – que concluíram o curso antes de 14 de junho de 2010 e aqueles que iriam realizar a prova para restabelecer o registro profissional – estão desobrigados de realizar a prova e devem entrar em contato com FBC, pelo e-mail suficiencia@cfc.org.br, para solicitar a devolução do valor da inscrição.
A 7ª edição do Exame de Suficiência – a primeira de 2014 – tem provas marcadas para o dia 6 de abril, em todo o Brasil, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília).
7ª Edição do Exame de Suficiência – Raio X
Quantidade de inscrições homologadas: 55.027
Contadores: 44.284
Técnicos: 10.473
Total de inscritos desde que o exame foi homologado: 202.502
Em Goiás
Em Goiás, o primeiro exame de 2014 terá provas realizadas em Goiânia, Anápolis e Rio Verde. O número de inscritos no Estado ultrapassou dois mil candidatos, entre técnicos e bacharéis em contabilidade.
Vale ressaltar que o candidato deverá comparecer ao local da prova, que acontecerá das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília) no dia 6 de abril, portando documento de identificação, caneta azul ou preta e ciente das informações que constam no edital para que fiquem a par dos seus direitos e obrigações.
Serviços
Goiânia
Universo Goiânia – Universidade Salghado de Oliveira
Rua 105 B, 185, Setor Sul, Goiânia
Anápolis
UniEvangélica – Centro universitário de Anápolis
Avenida Universitária, km 3,5, Cidade Universitária, Anápolis
Rio Verde
Unopar – Polo Colégio Almeida Rodrigues
Rua Henriqueta de Assunção, n. 48, Centro, Rio Verde
Fonte: Comunicação CFC, 03/04/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *