O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Rangel Francisco Pinto, e o vice-presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do CRCGO, Einstein Paniago, se reuniram na tarde do dia 03 de outubro com a secretária de Estado da Economia, Cristiane Schmidt. Na oportunidade, juntamente com coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do CRCGO, Ricardo Borges de Rezende (que também é Superintendente Contábil da Secretaria da Economia), foi entregue à titular da pasta o convite para participação no VII Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP), que ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro. Também estiveram presentes o Superintendente de Controle e Fiscalização, Mário Mattos Bacelar, e o Subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan Borges Vitoi.
O presidente Rangel Francisco aproveitou a ocasião para também rever questões relacionadas à rotina contábil em Goiás. Uma delas diz respeito ao motivo pelo qual a delegacia fiscal não permite que o contador autentique os documentos do cliente, assim como é feito na Junta Comercial do Estado de Goiás. Em resposta, a secretária afirmou que resolverá essa situação, de forma que o contador possa autenticar os documentos do seu cliente.
Outro assunto tocado pelo presidente do CRCGO está relacionado ao perdão fiscal em 2019, ao qual o ICMS ficou de fora. Cristiane Schmidt garantiu que esse ano o ICMS não será incluído no perdão fiscal, a pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sob a justificativa de que o perdão fiscal beneficia o mal pagador. Neste caso, o perdão fiscal em 2019 só incluirá IPVA e ISTI. Desta forma, o CRCGO irá procurar as entidades empresariais para tentar o perdão fiscal junto ao governador.
Por fim, o presidente Rangel Francisco também lembrou a secretária da Economia sobre as multas dos livros fiscais, que são pagas pelo contador, e sobre as quais ficou definido que serão tratadas com o superintendente posteriormente.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO