Representando o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), a conselheira Analberga Morais da Silva participou no dia 24 de abril da homenagem da Câmara dos Deputados aos profissionais da contabilidade. Oficialmente, o Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado em 25 de abril. A iniciativa da homenagem foi do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), que também é profissional contábil.

Durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, os parlamentares exaltaram as mudanças importantes que ocorreram no mercado contábil brasileiro, fazendo com que contadores e técnicos em contabilidade saíssem do anonimato e se destacassem como peça fundamental para a sociedade.

Segundo a conselheira Analberga Morais, a inclusão do contabilista no processo de prestação de contas eleitorais e a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais (IFRS) fortaleceram a categoria, ampliando as áreas de atuação profissional. “Os contadores e técnicos deixaram de ser coadjuvantes. Prova recente disso foi a entrada da categoria no trâmite eleitoral brasileiro. A convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais, ocorrida nos últimos anos, também abriu novos campos de trabalho e fortaleceu o papel dos contadores nas organizações em geral”, declara a conselheira, que alerta para a necessidade de o contabilista sempre se apresentar proativo na execução do seu trabalho. “Hoje tramita na Câmara dos Deputados mais de 60 projetos que impactam direta ou indiretamente as empresas e os profissionais contabilistas. Temos que agir mais em uma ação proativa. Acredito que mudamos muito, mas precisamos melhorar ainda mais, corrigir os rumos do país”, afirma.

A transparência no trato com o recurso público e o objetivo de proteger a sociedade têm sido o norte para a classe contábil brasileira. Com meio milhão de profissionais, a relevância da profissão tem se tornado cada vez mais frequente para gestores públicos e para a sociedade.

No encerramento da sessão, o deputado federal Izalci Lucas afirmou que lutará mais pela classe contábil, no sentido de cumprir as recomendações do TCU, quanto ao fortalecimento das instituições públicas, no processo de auditorias e balanços.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *