Grande divulgador e apoiador da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) participou do lançamento da Redesim em Aparecida de Goiânia, o primeiro município goiano a utilizar o novo sistema. O evento foi realizado na última segunda-feira, dia 5, na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag), considerada a casa do empresário. O novo sistema já está disponível no site da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Agora, os contabilistas aparecidenses farão as consultas de viabilidade para abertura de empresas obrigatoriamente por meio da Redesim.
A Prefeitura de Goiânia e outras dez cidades também já demonstraram interesse em aderir à Redesim. A implantação do sistema nos municípios depende – além da adesão das prefeituras – de estrutura física adequada, mas de pessoal capacitado. Por isso, o CRC-GO várias palestras nos municípios para tirar dúvidas em relação ao sistema (Tira Dúvidas Redesim) que, segundo o presidente do conselho, só traz benefícios. “Acredito que todo processo de desburocratização é válido. E a Redesim só está aqui para simplificar o trabalho da área contábil e de outras também”. Promovido pelo CRC-GO em parceria com a Junta Comercial, o Tira Dúvidas tem o objetivo de manter os profissionais atualizados sobre a rede.
Leandro Silva de Jesus é funcionário de uma empresa de prestação de serviço na área contábil e já é usuário da Redesim. “O sistema facilita bastante, tanto na viabilidade quanto na parte integradora. Sou também graduando de administração de empresas, e acredito que o sistema só tem a contribuir para nós dessas áreas”, disse. O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, também reafirmou o avanço do sistema não só para os municípios, mas para a economia do país. “Sempre achei a contabilidade uma profissão muito importante. E o país está precisando é disso, de destravar este país que tem tudo para produzir”. Na oportunidade, Maguito Vilela agradeceu o total apoio e empenho do CRC-GO na implementação do projeto.
O presidente da Juceg, Alexandre Caixeta, também agradeceu ao CRC-GO pela divulgação e pela contribuição no processo de implantação do sistema. “O conselho tem feito um trabalho fundamental de divulgação por todo o Estado de Goiás”, lembrou. Sobre a Redesim, ele explica que antes de encaminhar os documentos à Juceg, o empresário poderá consultar a viabilidade do endereço, ou seja, poderá verificar se o local escolhido para a implantação do negócio está liberado para a instalação. “Podendo fazer a consulta pela internet, o empresário economiza tempo”, afirma.
Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da Juceg, Silvio Miranda, a viabilidade locacional substituirá a Declaração de uso do solo para fins de início de atividade empresarial e será pré-requisito para protocolar a solicitação de inscrição municipal. A consulta de viabilidade e o preenchimento da Ficha Nacional de Cadastro já são realizados obrigatoriamente por meio da Redesim desde o dia 13 de janeiro de 2014.
Além do presidente Elione, estiveram presentes na solenidade os conselheiros Djalma Silva Arantes e Júlio César Carlos, o presidente da Juceg, Alexandre Caixeta, o secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC), William Leyser O’Dwyer, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, o vice-prefeito, Ozair José, o secretário Municipal da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, secretário Municipal de Indústria e Comércio, Marcos Alberto Luiz Campos, o delegado do CRC-GO em Aparecida de Goiânia, Elias José da Silva, que também é diretor jurídico da Aciag e estava representando o presidente da associação, Osvaldo Antônio Pagnussat Zilli, dentre outras autoridades.
Fonte: Comunicação CRC-GO
Fonte: Comunicação CRC-GO
Publicação: 07/05