O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, esteve presente na cerimônia de posse, no dia 24 de abril, do mais novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM GO), Joaquim Alves de Castro Neto, que agora ocupa o cargo deixado por Virmondes Cruvinel, nomeado em 2000, para a vaga destinada à Assembleia Legislativa, e se aposentou no último dia 14 de abril.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TCM GO, conselheiro Honor Cruvinel, e contou com a participação do vice-governador de Goiás, José Eliton de Figueredo; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hélio Antônio de Souza; do Presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira, e demais autoridades e deputados.
Elione parabenizou Joaquim de Castro pela conquista e colocou o CRC-GO à disposição do TCM GO no que se refere às atividades de fiscalização contábeis, uma vez que cabe ao Tribunal julgar as contas de administradores públicos municipais e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário.
O presidente do TCM GO, na abertura da solenidade, falou sobre a importância das atividades desempenhadas pelo Tribunal que, às vezes, não são compreendidas por conta do momento político pelo qual o Brasil passa. Segundo Honor Cruvinel, a cada dia são cobradas das instâncias, como os Tribunais de Contas, a fiscalização para o bom trato do emprego do erário. Ele felicitou, ainda, o novo membro do Tribunal. “A vinda do conselheiro Joaquim de Castro certamente enriquecerá mais ainda o caminho a ser trilhado por essa Corte de Contas”, afirmou.
Joaquim de Castro, no discurso de posse para o cargo de conselheiro do TCM GO, ressaltou que tem acompanhado a evolução do Tribunal ao longo dos anos e comentou sobre a sua vinda para a Corte de Contas. “Vou honrar a cada um que acreditou na minha indicação para o Tribunal. Vamos fazer com que o cidadão comum possa receber dos gestores públicos aquilo que ele espera”, afirmou o conselheiro empossado.
O vice-presidente e corregedor-geral do TCM GO, o conselheiro Francisco José Ramos falou sobre a evolução do Tribunal nos últimos anos. Segundo ele, nos últimos 14 anos pôde testemunhar a enorme melhoria no trabalho prestado pelo Tribunal no cumprimento do dever constitucional; o desenvolvimento humano e físico construídos; Plano de Cargos e Carreiras, servidores concursados e qualificados; sistema de informática avançado; encontros regionais; Escola de Contas; Planejamento Estratégico em execução e outros. “Tudo isso e outros avanços foram construídos com muito trabalho ao longo do tempo com a união de todos. Apesar desses avanços já conquistados temos um longo caminho a percorrer, precisamos melhorar muito e contamos com a do conselheiro Joaquim de Castro”, comentou o vice-presidente do TCM GO.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves