A nova contabilidade pública, adequada às normas internacionais, foi tema de palestra ministrada no último dia 25 na Faculdade Anhanguera Educacional, em Anápolis, pelo contador do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Petrônio Pires de Paula. A ação foi uma iniciativa do CRC Jovem, o qual tem coordenação do vice-presidente de Registro do CRC-GO, Rangel Francisco Pinto.
Petrônio de Paula explicou aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis daquela instituição que a implantação de um novo modelo de contabilidade aplicada ao setor público tem como objetivo convergir as práticas de contabilidade atuais aos padrões estabelecidos nas Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Segundo ele, a Portaria nº 184/2008, do Ministério da Fazenda, prevê as diretrizes a serem observadas no setor público (pelos entes públicos) quanto aos procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, no processo de convergência com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. “A contabilidade aplicada ao setor público tem dado especial enfoque à execução orçamentária e financeira em detrimento da evidenciação patrimonial”. Porém, a grande preocupação está em padronizar os procedimentos”, esclareceu.
Para Rangel Francisco, em tese, os Estados e municípios que não se adaptarem a tempo terão restrições para tomar empréstimos e perderão também o direito de receber repasses voluntários da União, via convênios. “Por isso vejo, mais uma vez, a necessidade de buscarmos reciclagem profissional e novos conhecimentos. E por essa razão, o CRC Jovem tem trabalhado incansavelmente para levar aprimoramento aos futuros profissionais”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO