O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Rangel Francisco Pinto, se reuniu, no dia 27 de janeiro, com o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, e com o secretário de economia do município, Valdivino de Oliveira. Também participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Anápolis, Renato Dutra, o diretor do Rápido de Anápolis, Danianne Marinho, o diretor da informática, Cleone Raimundo, e o diretor da Receita municipal, Olisomar Pereira.

No início da reunião, o presidente do CRCGO, Rangel Francisco, e o presidente do Sindicato, Renato Dutra, expuseram a situação caótica vivida pelos contribuintes e contadores em relação aos serviços da prefeitura. São problemas diversos, como: uso do solo, problemas na emissão de taxas, demora na baixa de débitos, alvarás, sistema lento, demora no atendimento, falta de atendimento presencial para emergências, entre outras situações que atrapalham os empreendedores e contadores de Anápolis, trazendo desestimulo de se empreender na cidade.

Sobre a lentidão do Portal do Contribuinte do município, as autoridades explicaram que tiveram problemas com a empresa que fornece internet para a prefeitura e com isso o portal foi prejudicado, porém a situação já foi normalizada no início da semana.

Em relação à dificuldade de emissão de guias de impostos e taxas, foi exposto que o problema é interno e que também está sendo resolvido. O diretor da Receita municipal, Olisomar Pereira Pires, deixou o e-mail (olisomar-fisc@anapolis.gov.br) à disposição do contador que não conseguir emitir as guias no portal e no Rápido. O diretor do Rápido de Anápolis, Danianne Marinho, disse que o sistema do Rápido é o mesmo do portal, por isso eles também não conseguiam emitir as guias por lá. Quanto ao uso do solo, o diretor Danianne Marinho informou que o problema não consegue ser resolvido pelo Rápido, mas já alertou o prefeito que irá tomar as providências agora em fevereiro.

Além disso, Danianne Marinho destacou que o Rápido fez uma força tarefa para colocar em dia os cadastros das empresas e que hoje a fila está pequena. Para realizar o cadastro, ele orientou que o contador acesse o Portal da Prefeitura e clique em atendimento pelo whatsapp, pois o número que estava sendo utilizado no ano passado foi desativado e que alguns contadores ainda estavam tentando contato por ele. O diretor Danianne Marinho prometeu também que o Rápido está providenciando, a partir de fevereiro, um número de whatsapp exclusivo para os contadores.

Também durante a reunião, o vice-prefeito Márcio Cândido disse que o Portal do Contribuinte será refeito para ter um serviço de excelência para o contador no novo portal. A Prefeitura pretende colocar em funcionamento o novo portal o quanto antes.

Por fim, o secretário da economia, Valdivino de Oliveira, destacou que assumiu a secretaria recentemente e que vem enfrentando muitos desafios, um deles é a falta de servidores, pois a maioria foram exonerados. O vice prefeito, Márcio Cândido, disse que já estarão contratando novamente os servidores comissionados a partir de fevereiro. O secretário Valdivino prometeu dar uma atenção especial aos contadores, assim como já fez em Brasília e Goiânia onde já foi secretário, e pediu um tempo para colocar a casa em ordem. Valdivino de Oliveira ainda se comprometeu a criar um atendimento exclusivo para contadores e que o Portal do Contribuinte estará em breve funcionando na sua totalidade e com mais serviços.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *