O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás se reuniu na tarde desta terça-feira (23/02) com representantes do Senar Goiás, para avaliar a renovação de parceria para o próximo biênio, além de sugestões de novas atividades que envolvam o produtor rural e o profissional da contabilidade. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, o vice-presidente Administrativo, Rangel Francisco, o vice-presidente de Registro, Einstein Paniago; Controle Interno, Djalma Arantes; Desenvolvimento Profissional, Weberth Fernandes, o conselheiro do CRCGO, Wagner Felipe Filho e os membros do Senar Goiás, como o superintendente Eurípedes Bassamurfo, a gerente do departamento financeiro, Isabel Oliveira e o coordenador de arrecadação do Senar Goiás, Lauro Viana.
O superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo, destacou a importância da ajuda do CRCGO ao produtor rural, principalmente por meio de cursos e demais orientações. “A realidade que temos hoje é de que apenas 5% dos produtores rurais no Estado possuem um contador. Precisamos da ajuda do Conselho para desenvolvermos essa margem”, explicou.
O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, apontou que a transparência nas contas também deve alcançar o agricultor. “Vemos que a e-Financeira também atingirá o produtor rural, e nada mais oportuno do que um profissional da contabilidade para atuar junto ao seu cliente do campo, com a finalidade de levar até ele todas as informações pertinentes, em especial no que diz respeito às declarações”, ressaltou. O superintendente do Senar Goiás aproveitou o comentário para lembrar os presentes que muitos produtores rurais não têm recebido a correspondência concernente à contribuição sindical pelo fato de o material ser encaminhado ao escritório do contador, situação em que muitas vezes o empresário rural deixa de pagar por não ter tido acesso à carta.
Além do oferecimento de mais cursos, seminários e palestras nas cidades do interior do Estado, o vice-presidente Administrativo, Rangel Francisco, destacou que pode ser feita uma cartilha orientativa ao produtor rural, esclarecendo-o sobre detalhes de declaração, a importância da presença de um contabilista ao lado do agricultor para a tomada de decisão dos negócios do campo, bem como as vantagens de se ter um profissional contábil prestando assessoramento adequado no agronegócio. “Além da elaboração de uma cartilha para o produtor do campo, também podemos orientá-los sobre as declarações pertinentes durante a realização de algum curso ou treinamento, assim como treinar os próprios contabilistas da região para que estejam preparados em lidar com as demandas próprias do produtor rural”, declarou.
Por fim, o presidente Edson Bento convidou todos os representantes do Senar Goiás para estarem presentes na solenidade de posse da nova diretoria e conselheiros do CRCGO, a ser realizada no dia 10 de março de 2016.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise