O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, concedeu entrevista nesta quarta-feira (24) à Rádio Brasil Central (RBC) sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que terá início de declaração a partir do dia 1º de março, contudo, a Receita Federal do Brasil já disponibilizou nesta quinta-feira (25) o download gratuito do programa para declaração do Imposto de Renda 2016. Visando orientar o contribuinte sobre como fazer a correta declaração do IRPF, o presidente Edson Bento também foi entrevistado na manhã do dia 25, pelo jornalista Marcílio Velasco, da TV Serra Dourada. No dia 26 de fevereiro, foi a vez da PUC TV entrevistar o presidente para maiores detalhes do procedimento.
Embora não seja obrigatório, Edson Bento destacou a importância do assessoramento técnico de um profissional da contabilidade para um adequado procedimento de declaração do IRPF, sob o risco de o contribuinte, ao não declarar da forma correta, ser penalizado posteriormente.
Entre as mudanças para 2016, está o fato de as instituições financeiras informar à Receita Federal todos os recursos e movimentações dos seus respectivos clientes mensalmente. “É um cruzamento de informação, assim como as empresas prestam contas atualmente através da DIRF. A e-Financeira trouxe uma obrigatoriedade também para os autônomos e pessoas físicas, ou seja, todas que tiverem qualquer movimento acima de R$ 2 mil deverão controlar a sua vida financeira”, explicou.
Outra novidade é a obrigatoriedade de os profissionais liberais informarem em suas declarações o CPF de seus clientes que pagaram pelos serviços, com a finalidade de evitar possíveis fraudes. O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 termina no dia 29 de abril.
Clique aqui e assista a matéria na TV Serra Dourada
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise