O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Rangel Francisco Pinto, juntamente com o vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Otávio Martins de Oliveira Júnior, e o conselheiro do CRCGO, Djalma Arantes, se reuniram no dia 08 de maio com o superintendente de Política Tributária da Secretaria Estadual da Fazenda, Vinícius Oliveira de Almeida. Também participaram da reunião o presidente do SCESGO, Everaldo Ribeiro, e demais representantes do Sindicato.
Devido à dúvida que surgiu em meio a classe contábil sobre o pagamento ou não do Diferencial de Alíquota do ICMS (DIFAL) por parte das empresas que comercializam tecido e as franquias com contrato, o CRCGO solicitou ao representante da Sefaz que a Secretaria tenha um posicionamento a respeito da possibilidade de isentar as referidas empresas de pagarem o DIFAL, que tem vencimento no dia 10 de maio.
Embora não tenha precisado uma data, o superintendente da Sefaz adiantou que o decreto determinando a isenção destas empresas sobre o DIFAL deverá sair. A princípio, o superintendente da Sefaz orientou para que o pagamento seja feito na data devida, e que posteriormente, em uma visita ao CRCGO, seria tratada a viabilidade de isenção dessas empresas.
Na ocasião, o CRCGO também solicitou para que quando a Sefaz for autuar as empresas por ausência de declaração ou de livro registrado, que avise antecipadamente o Conselho de Contabilidade, para que o CRC possa enviar um comunicado a todos os contadores sobre a vinda do auto de infração, como forma de prevenção da classe contábil acerca das multas.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise