O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) realizou um curso sobre SPED Fiscal no dia 15 de abril em Mineiros. Com cerca de 30 pessoas, a palestrante Magna de Jesus esclareceu as dúvidas dos participantes para um tema que tem recebido cada vez mais demanda. De acordo com ela, profissionais experientes na área contábil estiveram presentes, mostrando a necessidade de contínua atualização na área de SPED Fiscal.
“O público surpreendeu, até porque recebemos profissionais experientes na área. Foi um curso agradável, com a participação da maioria. O SPED é a escrituração dos documentos de entrada, saída, e fechamento de apuração do ICMS. É preciso conhecer a legislação do Estado de Goiás para lidar com o SPED Fiscal”, explica Magna, que ainda destacou que a falta de conhecimento da legislação é um dos fatores que mais gera dificuldades entre os contabilistas. “Essa é uma das maiores dificuldades encontradas, até porque muitos profissionais têm se deparado com informações erradas que chegam ao SPED, e todo o procedimento requer a atenção do contabilista. Uma questão importante com respeito aos erros é o fato de o contribuinte ter que se atentar à Malha Fina. Por isso concedemos a todo tempo o curso em SPED, para atualizarmos os últimos decretos do Estado”, relata.
Como parte do processo de educação continuada, o SPED Fiscal teve início há três anos, mas ainda deixa dúvidas entre os profissionais, como informa Magna de Jesus. “Este é um curso onde os participantes aprendem a como preencher a obrigação acessória. Quando o SPED iniciou, a cerca de três anos atrás, a maioria dos profissionais teve uma dificuldade em assimilar o sistema, mas precisamos entender que domínio em SPED é algo educativo para o contribuinte. Desta forma, a demanda pelo curso tem sempre aumentado, devido à sua importância”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise