Estreitar relacionamento, reforçar parceria, levar anseios da classe e manter a proximidade com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Foi com este objetivo que a diretoria do CRC-GO – na ocasião representada pelo presidente Elione Cipriano da Silva, a vice-presidente de Controle Interno, Maria Luzia Rodrigues, e a coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucional, Gislane Genuíno – se reuniu na manhã desta terça-feira, 2 de junho, com a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão. Na ocasião, eles estiveram acompanhados do deputado estadual Virmondes Cruvinel, que também é um apoiador das causas contábeis.
A reunião tratou de diversos assuntos, entre eles do lançamento de uma campanha que visa atualizar o cadastro da categoria contábil junto ao CRC-GO e a própria Sefaz. “Vejo como uma excelente iniciativa, uma vez que a nossa ponte com o contribuinte é exatamente o contabilista”, afirma Ana Carla Abrão.
O presidente levantou a questão sobre o fiel depositário de livros fiscais, que ainda é uma responsabilidade do profissional da contabilidade. “Na maioria dos casos o contador nem está mais recebendo honorários, devido às empresas já estarem fechadas, e ainda sim têm compromisso com os livros”, alega Elione, que mencionou, ainda, a questão de o acesso à dívida ativa ser uma prerrogativa também do contador e não apenas dos advogados. A secretária se comprometeu em resolver a solicitação em momento oportuno, conforme prevê a legislação. “Claro que com exceção dos sigilos fiscais”, assegura.
Outro item da pauta foi a solicitação de atendimento especializado direcionado ao profissional da contabilidade nas sedes das delegacias da Sefaz no Estado, o que facilita, otimiza e agiliza as ações dos profissionais quando procuram os serviços da Secretaria. Na ocasião, o CRC-GO também solicitou que as normas instituídas pela Sefaz sejam comunicadas com prazo hábil para o início do seu cumprimento, de modo que não causem transtornos à categoria. Outra solicitação disse respeito às mudanças de atendimentos de serviços da Sefaz serem amplamente divulgadas para facilitar o atendimento e a celeridade das demandas.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves