Cinquenta e oito mil bacharéis e estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis, além de técnicos em contabilidade de todo o País, se inscreveram para a segunda edição do Exame de Suficiência da classe contábil de 2014. Na primeira edição, realizada no início do ano, aproximadamente 55 mil candidatos se inscreveram para as provas.
O número é recorde desde que o Exame, estabelecido pela Lei n.º 12.249/10 e regulamentado pela Resolução CFC n.º 1.373/2011 e suas alterações, passou a ser obrigatório no País. No Brasil, somente os cursos de Direito e Contabilidade utilizam esse recurso para obtenção do registro profissional.
Segundo Nelson Zafra, vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Exame de Suficiência é um instrumento importante para a classe porque assegura um profissional mais preparado para o mercado de trabalho. “Precisamos de contadores que estejam preocupados em se capacitar para oferecer um serviço melhor e cada vez mais eficiente para a sociedade”, afirma.
Do total de inscritos homologados, isto é, aqueles que confirmaram a participação no exame, 47 mil realizarão as provas em 14 de setembro nos Estados da Federação e no Distrito Federal, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília). Desses, 37 mil farão as provas para contador e cerca de 10 mil para técnico em contabilidade. São Paulo é o estado que recebeu o maior número de inscrições: 9.228 para contador e 4.675 para técnico.
O Exame é aplicado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FCB). Atualmente, o Brasil possui cerca de 500 mil profissionais da Contabilidade, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.
Fonte: CFC Comunicação