A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), em parceria com o Sebrae-GO, efetivou em 2015 a adesão de 29 municípios goianos à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Agora, nessas cidades (veja lista abaixo), as consultas de viabilidade locacional para a abertura de empresas pode ser realizada pela internet, no portal de serviços da Juceg.
A consulta de viabilidade é o primeiro ato que o empresário precisa realizar antes de abrir a empresa. “Neste documento a prefeitura declara se o empresário pode ou não instalar o negócio no local que escolheu. Ao fazer essa consulta pela internet, sem ter que ir até a sede da prefeitura, o empresário economiza tempo”, afirma o presidente da Juceg Rafael Lousa. Atualmente, 34% do total de solicitações de viabilidades realizadas em Goiás são solicitadas por meio do Portal de Serviços da Juceg.
Outra vantagem da adesão de prefeituras à Redesim é a transmissão imediata do documento de viabilidade locacional para o banco de dados da Junta Comercial. “Isso garante que a informação contida na consulta de viabilidade será correspondente à descrita no contrato social da empresa, evitando que o contrato retorne ao usuário para correção”, argumenta Lousa.
O que é a Redesim – A REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios -, é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Goiás.
A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo previsto para todos os municípios de Goiás.
Desafio – O presidente da Juceg acredita que a parceria entre Junta Comercial e o Sebrae possibilitará a adesão de ainda mais municípios à Redesim em 2016. “Nossas equipes estão afinadas e dispõem das ferramentas necessárias para orientar os prefeitos e capacitar os servidores dos municípios”.
Munícipios que aderiram à Redesim
Alto Horizonte / Goianira / Rio Verde
Aparecida de Goiânia / Hidrolândia / Santa Helena de Goiás
Barro Alto / Ipameri / São Miguel do Passa Quatro
Bela Vista / Jataí / Senador Canedo
Caçú / Leopoldo de Bulhões / Terezópolis de Goiás
Caldas Novas / Minaçu / Três Ranchos
Campinorte / Morrinhos / Trindade
Faina / Niquelândia / Uruaçu
Goiandira / Petrolina de Goiás / Valparaíso
Goianésia / Porangatu
Fonte: Assessoria da Imprensa da Juceg