“A inovação e a expansão do acesso ao crédito às micro e pequenas empresas goianas vão contribuir para que o Estado de Goiás saia da crise econômica que atravessa o País melhor do que entrou”. A avaliação foi feita no dia 7 de outubro, pelo governador Marconi Perillo, durante lançamento de três novos produtos e serviços da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), voltados para o financiamento de capital de giro e investimentos do setor produtivo local.
O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, esteve no evento para dar continuidade a uma parceria realizada em novembro do ano passado, em que a GoiásFomento e entidades contábeis formalizaram acordo para liberação de linha de crédito ao contabilista. A liberação de uma linha de crédito personalizada ao profissional da contabilidade ocorreu após uma determinação do governador de Goiás, Marconi Perillo, para que o financiamento seja usado em reforma, ampliação, e modernização dos escritórios contábeis.
Durante o evento do dia 7, realizado no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Marconi avaliou o lançamento do Crédito Automático, do Correspondente de Crédito e do Fundo Garantidor para Investimento (FGI), como “três gols de placa” da equipe econômica de seu governo. “Estamos inovando no acesso ao crédito para sair lá frente, depois dessa crise, como um dos Estados mais organizados, mais eficientes, mais profissionais do Brasil”, avaliou.
O primeiro produto, o Crédito Automático, vai permitir a contratação de até R$ 50 mil em crédito pela internet, com liberação num prazo de até 72 horas. Já pelo Correspondentes de Crédito, mais de 80 entidades parceiras estão sendo credenciadas para prestarem serviços de recepção e encaminhamento de propostas de operações de crédito junto à GoiásFomento em todo o Estado. O FGI, por sua vez, visa a concessão de garantias complementares necessárias à contratação de financiamentos a empreendedores que não disponham de garantias suficientes para aprovação de seus pedidos.
Essas novidades integram o Inova Goiás, planejamento organizacional que visa a modernização dos serviços públicos a médio prazo.
O presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús, disse que para a criação do Crédito Automático as informações de vários órgãos, como Banco Central, Receita Federal, Sefaz, Junta Comercial de Goiás (Juceg), Serasa e outros, foram integradas numa mesma plataforma de dados. Para acessar esse sistema, o microempresário terá que entrar no site www.fomento.goias.gov.br e preencher o cadastro. Ao inserir o CNPJ, no caso de microempresa, ou o CPF, no caso de empresa individual, o sistema indicará se há pendência em algum órgão público ou se a situação está regular e o solicitante hábil a pleitear o crédito.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves, com informações do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás