O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Rangel Francisco Pinto, realizou, no dia 20 de março, uma visita de cortesia para a Secretária da Fazenda do Estado de Goiás, Cristiane Schmidt. Também participaram do encontro o coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do CRCGO e Superintendente da Contabilidade da Sefaz, Ricardo Borges de Rezende, o Superintendente Executivo da Receita Estadual, Aubirlan Borges Vitoi, e a Superintendente de Política Tributária, Renata Lacerda Noleto.

Durante a visita, o presidente do CRCGO, Rangel Francisco, solicitou à secretária que alterasse a data do ICMS, que atualmente vence no dia 05. A solicitação foi para que o vencimento seja no dia 10, pelo fato de o contador ter dificuldade de entregar EFD, preparar guia e enviar para o cliente com antecedência para pagar o ICMS, sendo então um prazo curto para todo o procedimento. O CRCGO reforçou que reconhece que o Estado necessita do dinheiro no dia 05, por outro lado torna-se inviável para as empresas realizarem o pagamento nessa data.

A resposta da secretária foi sobre a existência de uma norma em que se pode pagar o mesmo valor do mês anterior e depois pagar a diferença no dia 10. Rangel Francisco afirmou que no passado, a Sefaz havia notificado alguns clientes a recolher multas e juros, por terem feito dessa maneira. A secretária garantiu que a notificação não vai mais ocorrer, e que é permitido sim pagar a média no dia 05, e o restante no dia 10. Entretanto, a secretária Cristiane Schmidt afirmou que irá analisar a mudança da data, e que ainda nessa semana a Sefaz se pronunciará sobre a solicitação por meio de divulgação de nota.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *