Quirinópolis e Itumbiara receberam nos dias 4 e 5 de agosto o Seminário de Imposto Territorial Rural (ITR), uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) em parceria com o CRCGO. O tema foi ministrado pelo professor, especialista em Imposto de Renda da Pessoa Física e Jurídica e consultor de empresas, Edione dos Santos.
Segundo ele, um dos assuntos abordados foi o prazo de entrega, até 30 de setembro, que coincidiu também com o prazo do SPED, porém são obrigações distintas sem nenhum lastro. Mas outros pontos programados tiveram maior impacto, como é o caso do Ato Declaratório Ambiental (ADA) e Valor da Terra Nua (VTN). “Cada dia que passa todos os negócios precisam de mais informações e não é diferente na atividade rural, a importância da contabilidade é justamente devido ao controle e dados para tomada de decisões no meio rural, pois este também está muito competitivo por isso a importância de uma boa contabilidade rural”, acentuou.
Aproximadamente 80 participantes estiveram nas duas cidades apresentando suas dúvidas sobre o assunto. O próximo Seminário de ITR está programado para o dia 26 de agosto, em Ipameri.
Sobre o ITR – Nos últimos anos, a União, em parceria com os municípios, está intensificando os projetos de fiscalização e cobrança de ITR e, por conta disso, publicou os Decretos números 6.433, 6.621 e 6.770, todos de 2008, e ainda, a Instrução Normativa nº 884/2008 que dispõem sobre a possibilidade de fiscalização e cobrança do imposto pelos municípios e Distrito Federal através da celebração de convênios com a União, por intermédio da Secretaria da Receita Federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves