Quem pretende abrir uma empresa e não sofrer com a papelada burocrática, que causa dor de cabeça em muitos empreendedores de primeira viajem, pôde assistir no último sábado, 21, das 9h às 11h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO), o workshop Abertura de empresas em 3 dias, com alvará de funcionamento – Utilizando a Redesim – Junta Comercial.
Ministrado por Rodrigo Valadão, empresário contábil, especialista em controladoria e finanças, membro da Aspecon-GO e ex-gerente do Banco Bradesco, o workshop mostrou os passos para a abertura de uma empresa em apenas três dias.
No Brasil, o grande número de procedimentos e dias para abrir uma empresa faz com que muitas pessoas desistam antes mesmo de tentar começar um negócio. O workshop foi para mostrar que dá para fugir da burocracia, abrir a empresa em três dias e ainda conseguir o alvará de funcionamento.
“O que proponho é fazer o trabalho de forma mais ágil. Eficiência e eficácia são as palavras chaves para o profissional atuante na área de formalização da empresa. O Brasil, historicamente é um País onde há burocracia em todos os níveis: público e privado”, diz Rodrigo. Ele afirma que o número de dias para abrir uma empresa pode diminuir mais ainda. “Um Brasil melhor começa com atitudes positivas. A Redesim é um grande projeto. Não se assustem se daqui a pouco uma empresa tradicional vir a ser constituída em apenas um dia”, profetiza.
Segundo ele, vários profissionais contábeis não sabem lidar com a demanda de empreendedores iniciantes. “O profissional mais adequado no aconselhamento para formalização de empresa é o contador. Porém, muitas pessoas quando procuram um contador na tentativa de abrir uma empresa não conseguem porque encontram profissionais imaturos, despreparados”, revela Rodrigo que destaca ainda a importância do CRCGO para a atualização do contador. “O profissional contábil tem sempre que estar buscando o CRCGO e com isso se qualificar através das palestras, workshops, etc.”, recomenda.
Cerca de 200 pessoas assistiram ao workshop e puderam esclarecer dúvidas com relação ao tema tratado. “Profissionais mais qualificados é o que todos nós queremos. Independentemente do serviço ou produto consumido. O workshop foi um início para todos olharem para fora do quadrado”, analisa Valadão.
“Costumo utilizar um ditado de Nelson Mandela: ‘sou quem sou por que somos todos nós’. Certamente, a união da classe contábil nos deixa mais fortes e me sinto muito feliz pelo sucesso da palestra. A intenção é levar o workshop para todo o estado de Goiás”, conta o ministrador do workshop.
Para a conselheira do CRCGO Josenilda Ribeiro, o evento trouxe muito conteúdo para os participantes. “Foi bastante proveitoso e importante tanto para a classe contábil como para quem deseja abrir uma empresa”, avalia a conselheira.
Contadores e estudantes participaram do evento, além de pessoas que também procuravam saber mais sobre a nova forma mais rápida de iniciar um empreendimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro