O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, participou do III Encontro de Peritos Contadores do Estado da Bahia, no dia 06 de novembro. O evento teve como tema “A Perícia Contábil como Instrumento de Realização da Justiça”. Profissionais e acadêmicos da contabilidade participaram no evento, que aconteceu na capital Salvador. O presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, recepcionou o presidente no evento.
O III Encontro contou com palestras como “Critérios utilizados pelo Juízes para escolha e nomeação do Perito Contador”, com Paulo César Temporal Soares, “Perícia Contábil e Assistência Técnica em Processos Criminais. A Perícia Contábil e o Julgamento da Ação Penal 470 (Mensalão)”, com Adilson Carvalho Silva. Paralelo às palestras, o encontro disponibilizou painéis voltados para a perícia contábil, como a que discute a Prova Pericial aliada ao Novo Código de Processo Civil, os critérios para definição dos honorários periciais em processos judiciais cíveis, a perícia contábil unida às Normas Internacionais de Contabilidade e a atuação dos peritos contadores no âmbito judicial, ao abordar as dificuldades dos juízes na compreensão dos laudos periciais contábeis.
De acordo com o presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, o evento contou com a presença de vários peritos contadores, que receberam destaque na visão dos juízes. “O juízes veem como os peritos contadores estão preocupados com atualização do Novo Código de Processo Civil. Eles destacaram a importante atuação dos contadores no meio judiciário, e a atualização que é necessária ser feita ao lado desses peritos contadores para as novidades relacionadas ao CPC”, explica.
O presidente do CRCGO, Elione Cipriano, foi palestrante do assunto Perícia Contábil e Normas Internacionais de Contabilidade. De acordo com ele, o evento reforça a importância da atuação do perito na sociedade, bem como a sua constante atualização. “Atuação íntegra porque os Juízes dependem de laudos periciais contábeis bem alinhados e definidos, ação esta que só pode ser desenvolvida por um perito contador. Por outro lado, as Normas Internacionais de Contabilidade chamam atenção para a necessidade de o perito se atualizar e acompanhar cada nova mudança que envolve todo o contexto contábil mundial”, avalia.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise