A exigência do profissional de contabilidade em todas as fases da prestação de contas eleitorais consta do art. 33, §4º da Resolução número 23.406 das Eleições de 2014, publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 27 de fevereiro deste ano. Uma parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás (OAB-GO) irá promover no próximo dia 10 de julho o primeiro Seminário Estadual de Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais, das 8h às 18h, na sede do Conselho.
O evento tem como objetivo possibilitar o aprimoramento e esclarecimento, por meio de palestras gratuitas, aos contabilistas e advogados envolvidos nas campanhas, e também aos candidatos políticos e seus assessores. “A ação reflete nosso comprometimento não apenas com a categoria, mas também com a sociedade”, afirma o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva. Segundo ele, com a publicação da Resolução, os candidatos vão ter até o dia 4 de novembro para entregar à Justiça Eleitoral o balanço de gastos na campanha. “Desta forma, a resolução torna o contador e o advogado igualmente responsáveis pelas informações contidas”, assegura.
Conforme explica o presidente, o sistema de prestação de contas eleitorais é online. “Os recibos dos gastos e doações de campanha devem ser bem documentados. A orientação feita aos partidos, candidatos, assessores e contadores, é que a prestação deve ser feita a cada momento do período de campanha. O que muda nesta situação é o rigor para prestação de contas”, avalia.
As inscrições podem ser feitas no site do CRC-GO: www.crcgo.org.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO, 04/07/2014