Semana da Conciliação que começou na semana passada e se estenderá até o dia 27 de novembro, é uma oportunidade para regularizar situação fiscal

Aparecida de Goiânia, 25 de novembro de 2015 – Em nove dias de Semana de Conciliação em Aparecida, o Fórum Central, e os outros cinco postos de atendimento no município, realizaram cerca de 5 mil atendimentos à população. A informação é do Procurador Geral do Município Tarcísio Santos que esteve na manhã desta quarta-feira (25) no Fórum Central, acompanhado do Prefeito Maguito Vilela e do secretário de Fazenda Carlos Eduardo de Paula.

De acordo com Tarcísio Santos a média é de 150 atendimentos por dia no Fórum. A expectativa de atendimentos é a mesma de 2014, que registrou 15 mil processuais e não processuais. “O número pode variar um pouco de acordo com o fluxo de cada ponto de atendimento. A negociação mais procurada é em relação IPTU e ITU, porque Aparecida é uma cidade muito grande, onde existem proprietários de imóveis somente para especulação imobiliária, o que contribui para o débito com o município”, contou o procurador.

Apesar da procura ser maior para tributos como IPTU e ITU, o procurador explicou que o débito maior é em relação ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Os contribuintes deste imposto são as empresas ou profissionais autônomos que prestam o serviço tributável e possuem seus estabelecimentos no município.

“Atualmente temos 35 mil ações de execução fiscal, sem contar as inadimplências que não estão na justiça. Nosso objetivo é arrecadar para que o município tenha condições de investir mais em outras áreas importantes como Educação, Saúde e Infraestrutura”, salientou Tarcísio Santos.

Para o prefeito Maguito Vilela a Semana da Conciliação é uma oportunidade para o contribuinte quitar seus débitos com a Prefeitura. “Estar em dia com os tributos municipais é bom para os dois lados porque assim ninguém será negativado e vamos poder aplicar a arrecadação em obras importantes no município”, avaliou o prefeito.

Mobilização

A Prefeitura de Aparecida iniciou no dia 16 de novembro a Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), de 23 a 27 de novembro. Em Aparecida, a oportunidade para os moradores em débitos com município negociar com o poder público começou mais cedo e se estenderá até o dia 27 de novembro.

A Semana de Conciliação em Aparecida está sendo realizada no Fórum Central do município. A Prefeitura instalou 13 guichês no térreo do Fórum para atender os contribuintes com agilidade. A dona de casa e moradora do Parque Santa Cecília, Elizangela Couto, aprovou a iniciativa. “É uma oportunidade de desconto para fazer o pagamento a vista, além de economizar com nos juros”, avaliou.

A Prefeitura de Aparecida oferece até 90% de descontos em multas e juros para pagamento à vista de débitos com IPTU, ITU, ISS, ITBI, multas, taxas e contribuição de melhoria. Existe ainda a possibilidade de parcelar o pagamento em até seis ou 12 vezes. Quem optar em pagar em seis vezes terá 60% de desconto e em 12 vezes o desconto será de 50% sobre multas e juros do débito.

Durante a Semana da Conciliação, os contribuintes que desejarem regularizar a sua situação fiscal perante o município deverá procurar um dos postos de negociação no Fórum do Centro de Aparecida – das 8 às 18 horas; no SAC dos setores Central, Garavelo, Cidade Livre e Nova Cidade e nas lojas de atendimento da Prefeitura de Aparecida nos setores Vila Brasília e Santa Luzia – das 8 às 17h30; e nos pontos de atendimento da prefeitura no Vapt Vupt do Buriti e Araguaia Shopping.

A decisão de antecipar o início da Semana Nacional da Conciliação conferiu a Aparecida, em 2014, o segundo lugar no ranking nacional de negociações. Apenas Salvador (BA) ficou à frente do município goiano. Além daqueles que já tiveram o débito inscrito na dívida ativa, a medida adotada pela Prefeitura de Aparecida em promover a negociação com os contribuintes em atraso beneficiará todos que possuem débitos.

MULTAS FORMAIS – A novidade da Semana da Conciliação 2015 é a possibilidade do cidadão negociar as multas formais, decorrente da apuração de infrações às legislações tributárias, posturas, obras e vigilância sanitária, através de autos de infração. De acordo com a Lei Complementar nº 108, de 12 de novembro de 2015, publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE), desta sexta-feira, 13, para pagamento à vista a redução das multas formais será de 60%. A redução para pagamento parcelado em até seis será de 40% e para a negociação em até 12 vezes a redução da multa formal será de 20%.

DESCONTOS – A adesão à Semana Nacional da Conciliação é mais uma iniciativa a administração do prefeito Maguito Vilela para facilitar a vida da população. Entre julho e início deste mês, o cidadão de Aparecida teve a oportunidade de regularizar o seu imóvel com a redução da alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 2,5% para até 1%.

Fonte: Ana Clara Dias – Secom
Foto: Valdir Antunes – Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *