Com o fim de apresentar propostas de desburocratização que envolvam a atuação do profissional da contabilidade, o secretário municipal do Trabalho, Indústria, Comércio e Serviços de Goiânia, Giovanny Bueno, se reuniu no dia 15 de abril com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva.
As propostas giraram em torno de ações de parceria para o desenvolvimento do processo de licenciamento em Goiânia. Um dos pontos destacados foi a possibilidade da liberação do alvará pela internet, além da uniformização dos modelos de declaração. “Os processos internos para liberar licenças são muitos simplórios, não vejo razão para não informatizar essa ação”, declara Giovanny, que citou o exemplo da cidade de Maringá (PR), onde a retirada do alvará acontece de forma imediata.
Com a parceria, o titular da Semic sustenta que será desenvolvida uma relação de confiabilidade entre o contabilista, o cidadão e a administração pública. Ao mesmo tempo em que a proposta tem a finalidade de diminuir a burocracia, também possui o objetivo de promover mecanismos de fiscalização e punição às transgressões realizadas no ato de liberação do registro, além de eliminar o alvará provisório.
Na ocasião, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, solicitou ao secretário Giovanny Bueno a colaboração para agilizar a implantação do sistema Redesim em Goiânia. Aliado a este pedido, também foi levantada a possibilidade de os técnicos da prefeitura, em conjunto com os conselheiros do CRC-GO, realizarem cursos de interpretação de Portaria Conjunta, no recebimento de uma certificação, com a participação de órgãos públicos como a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).
Foi apresentada proposta de realizações de Audiências Públicas voltadas para as atividades do empreendedor, além de um encontro semestral para avaliar o impacto da burocracia municipal no empreendedorismo goianiense. Com a formalização da proposta, o contabilista, em posse da sua Certidão de Regularidade Profissional, poderá se responsabilizar técnica e profissionalmente pelas ações registradas, além de criar uma central interligada com os demais órgãos envolvidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise