O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) participou de mais um Seminário Regional de Contabilidade Rural, desta vez na cidade de Rubiataba, no dia 13 de fevereiro, com a ministração da palestra do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima. Diante do sucesso da parceria entre o CRC-GO e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a promoção da contabilidade rural em 2014, o objetivo é manter o mesmo nível de participações no ano de 2015.
Em um evento que contou com cerca 40 inscritos, sendo 15 escritórios contábeis, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, destaca que a realização destes Seminários tem aumentado o nível de aproximação entre o produtor rural e o contabilista. “O Seminário de Contabilidade Rural tem dado os frutos que o CRC-GO e o Senar esperavam. Temos visto boas participações, e um grande interesse de ambas as partes, tanto do empreendedor rural, quanto do profissional da contabilidade. O Senar também tem contado com o apoio das 44 delegacias regionais do CRC espalhadas por Goiás, com o objetivo de atingir a meta de esclarecimento aos produtores do campo, sobre a necessidade de uma regularização contábil para o exercício de suas profissões”, declara.
O coordenador do Senar na área de arrecadação, Lauro Lúcio Viana, comemora os bons resultados trazidos pelo Seminário nas cidades goianas. “Esse trabalho em parceria com CRC-GO está de ótimo tamanho, pois estamos tendo a oportunidade, de uma maneira coletiva, de conversar com os contabilistas, e para isso estamos tendo a colaboração do CRC-GO na oferta do palestrante, motivando a participação da classe contábil nas regiões. Através dessas reuniões, podemos informar aos contabilistas o que é o Senar, o que faz, e o que nós queremos que o contador colabore para que o Senar possa capacitar a mão de obra rural. Nós temos mais 8 seminários programados com o CRC-GO na área de contabilidade rural. É um trabalho consistente que tem dado bons frutos”, revela.
O contabilista da cidade de Ceres, Cleovan Antônio de Lima, participou do Seminário de Contabilidade Rural em Rubiataba. Segundo ele, o cunho orientativo da palestra vai esclarecer cada vez mais o produtor rural sobre as suas obrigações. “A aplicação desta palestra será na orientação aos nossos clientes, tanto a pessoa física quanto a jurídica, na melhor forma de condução das suas atividades, sabendo das suas obrigações e direitos, principalmente no que tange a parte de comercialização e área previdenciária. É importante essa aproximação devido a um distanciamento muito grande, pois acham que não estão obrigados nas negociações. O produtor vai ter que se adaptar a essa fase digital. O cruzamento de informações do governo vai atingir diretamente o produtor rural, e nós precisamos nos preparar para estar do lado deles nesse momento”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise