O CRC-GO sediou nos dias 28 e 29 de maio, o Seminário de Formação sobre Finanças Públicas e Educação Fiscal para Prefeituras, uma promoção conjunta da Associação Goiana de Municípios (AGM) e Grupo de Educação Fiscal de Goiás e Escola de Administração de Administração Fazendária (ESAF).
O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, esteve na abertura do evento e frisou que “no serviço público, talvez, até mais que outras esferas da sociedade, o compartilhamento de experiências e informações é fundamental para alavancar transformações. Todos nós precisamos buscar o constante aperfeiçoamento para prestar melhores serviços à sociedade”.
Ainda registraram presença na solenidade de abertura representantes da AGM, ESAF, Sefaz, OAB-GO e Sindifisco. Na programação constaram abordagens de temas como Uma Nova Visão do ISS; A importância da Educação Fiscal para a Gestão Municipal, Como melhorar o valor adicionado no índice do ICMS; Transparência e Acesso a Informação; Parcelamento Previdenciário: Legalidade e Aprovação de Contas, dentre outros.
O secretário Executivo da AGM, Natã Gomes, frisou aos 80 participantes, muitos deles de municípios distantes da Capital, a importância do aperfeiçoamento da gestão municipal. Também destacou a iniciativa da AGM em firmar parcerias com a Secretaria da Fazenda, CRC-GO, OAB e TCM, dentre outros órgãos e entidades.
Outra participante foi a Diretora Geral Adjunta da Escola Superior de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda, Raimunda Ferreira de Almeida, que também é a Coordenadora do Nacional de Educação Fiscal. Ela solicitou aos participantes para que difundam em seus municípios a ideia da educação fiscal, lembrando que, embora poucos pensem, mas todo o cidadão é contribuinte e quer ver os recursos de seus impostos bem aplicados.
O coordenador do Grupo de Educação Fiscal no Estado, José Humberto Correia, destacou a importância das prefeituras aderirem ao programa. Para tanto o grupo disponibiliza todas as informações, como minuta de projeto de lei e de decreto, visando permitir a assinatura de convênio.
Fonte: Assessoria de Imprensa da AGM, 29/05/2014