O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás realizou, em parceria com a Alterdata Software, em seu auditório na manhã do dia 09 de março, a palestra sobre Simples Nacional. O evento foi ministrado pelo especialista em tributos, Jorge Lobão, que contou com a participação de mais de 100 pessoas. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Weberth Fernandes, a palestrante Magna de Jesus, e as delegadas regionais de Ipameri e Piranhas, Clenice Cesário e Flora Portilho, respectivamente, estiveram presentes no evento.
Para participação na palestra, foi solicitada a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados às entidades cadastradas junto ao CRCGO. Mais de 400 quilos de alimentos foram arrecadados durante o evento.
Jorge Lobão afirmou que há sistemas de favorecimento às micro e pequenas empresas no mundo afora, e cada país acabou adotando uma sistemática. “No nosso caso específico, o Brasil adotou o sistema de favorecimento por atividade e por receita. Essa regra vigora desde 2006, e ao meu ver é o caminho futuro para que todos os impostos sejam centralizados em um único sistema, e daí o governo deve fazer a famosa reforma tributária tão esperada”, avaliou.
Segundo Lobão, sendo feita uma reforma tributária, sem dúvida nenhuma haverá uma centralização da arrecadação, tendo em vista que a redução da carga tributária provavelmente não será nesse momento alcançada, mas de qualquer forma será um grande avanço para a economia, dentro do aspecto da desburocratização.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise