O tema SPED Fiscal EFD ICMS/IPI foi ministrado no dia 29 de maio no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) pela especialista Magna de Jesus. O conselheiro do CRC-GO, Julio César Carlos, fez a abertura do curso para um público de mais de 90 pessoas. A palestrante enfatizou a atualização perante as legislações, como sendo um fator preponderante para o correto procedimento do profissional da contabilidade.
O aluno do 6º período do curso de Ciências Contábeis, Nathan John, destacou a importância da educação continuada na extensão do conhecimento pós faculdade. “É um assunto que precisa ser aperfeiçoado, porque existem várias questões de legislação, para que eu possa fazer as finalidades corretas. É um curso que complementa bastante o nosso conhecimento para fazermos as escriturações, os procedimentos e as obrigações acessórias. A faculdade proporciona um nível de conhecimento onde você pode associar com o que se aprende nos cursos oferecidos”, explica.
Já Odair Pereira, aluno do 3º período de Ciências Contábeis, afirmou que apesar de ainda estar no início da aprendizagem, já recebeu orientações práticas sobre a atuação contábil. “Não tem como fugir do SPED Fiscal, porque é necessário que se tenha muita prática. Para quem está começando agora foi muito bom porque consegui entender muitas coisas que eu ainda não peguei a prática”.
De acordo com a palestrante Magna de Jesus, mais de 100 turmas já tiveram aulas acerca do SPED Fiscal. “Este é um curso bem procurado, hoje estou com mais de 100 turmas, sempre em busca do novo, do conhecimento, da informação sobre a legislação do Estado. A cada dia nós temos tido um público diferenciado neste curso. Temos tido advogados, analistas de sistemas, e consultores de variadas consultorias, todos com uma resposta muito satisfatória”, revela.
A necessidade de se atentar para a atualização na legislação foi ressaltada por Magna durante o curso. “Tenho chamado atenção para o profissional saber a legislação em que ele trabalha, seja na esfera federal, estadual ou municipal, pois isso que vai fazer a diferença no profissional do futuro. Estamos passando por um momento de filtro na profissão contábil, e vão ficar somente aquelas pessoas que gostarem e estiverem dispostas a estudar. Aquele que não gosta de se atualizar, que ainda é um porcentual muito grande, está fadado à falência e acaba saindo da área contábil. Neste curso sobre SPED Fiscal, 90% são novos participantes, mas 10% está assistindo ao curso pela terceira ou quarta vez”, declara.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise