O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás realizou nos dias 09 e 10 de novembro o V Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP). Na noite do dia 09, o vice-presidente Administrativo do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, fez a abertura do evento, que também contou com a presença do coordenador do Comitê de Contabilidade Pública do CRCGO e secretário de Transparência, Fiscalização e Controle de Aparecida de Goiânia, Einstein Paniago, do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Weberth Fernandes, dos conselheiros Ivam Pugas e Júlio César Carlos, do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, além dos demais contadores e representantes de entidades contábeis, órgãos e instituições públicas do Estado.

Em seu discurso, o vice-presidente Rangel Francisco afirmou que a Contabilidade Pública preza pela transparência das ações e a correta apuração dos fatos contábeis. “Quero aqui reforçar que a atual gestão do CRC Goiás tem interesse em demonstrar não apenas à classe contábil, mas também a toda sociedade, a relevância do contador para o Setor Público, especialmente em períodos como o que vivemos, em que o País precisa, mais do que nunca, mergulhar nos valores da transparência, do controle de contas, da responsabilidade financeira e orçamentária, e acima de tudo, no respeito ao povo brasileiro”, declarou.

Segundo Einstein Paniago, o V SINCASP foi minuciosamente preparado para tratar com absoluta responsabilidade todos os assuntos relacionados ao Setor Público. “Para todas as discussões pertinentes à Contabilidade Pública nós recebemos profissionais capacitados do Brasil todo, que têm desenvolvido normativas, a exemplo da Secretaria do Tesouro Nacional, do Tribunal de Contas da União, dos Estados e Municípios, além das Controladorias. São contribuições que engrandeceram as discussões”, pontuou.

Ainda na noite do dia 09, o painel “SICONFI e Implantação de Matriz e Saldos Contábeis e suas Implicações”, tiveram como painelistas os auditores federais de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Gildenora Milhomen e Renato Pucci. O especialista em gestão e políticas públicas, Ranniel Martins, e o conselheiro substituto do TCE-GO, Marcos Antônio Borges, foram os debatedores convidados.

Durante o dia 10 de novembro, o doutor em contabilidade de custos aplicados ao setor público, José Marilson Martins, abordou a “Contabilidade de Custos (Terceirização/Administração Direta – OS)”, com o especialista em auditoria e perícia contábil e informática pericial, João Arlindo do Prado, e com o graduado em Ciências Contábeis, Marcelo Mesquita.

Logo em seguida, o coordenador-Geral de Relações e Análises Financeiras do Ministério da Fazenda, Leonardo Lobo, conduziu o painel “Novo Programa de Ajuste Fiscal (PAF) e Capacidade de Pagamento (CAPAG)”, cujos debatedores foram o secretário de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Alessandro Melo, e o especialista em auditoria e gestão governamental, André da Silva Goes.

No período da tarde, o mestre em Ciências Contábeis, Ricardo Borges, ministrou o painel “Reconhecimento, Mensuração e evidenciação do patrimônio público – Desafios e Evolução do Estado de Goiás”, que teve como debatedores o especialista em Mercado Financeiro, Moacyr Salomão, e o especialista em gestão financeira, Petrônio Pires. O V SINCASP ainda contou com o painel “Contabilidade, Ética e Combate a Corrupção”, exposto pelo presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas (IBMV), Daniel Godri, e os debatedores Einstein Paniago e Leila Marcia Sousa.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *