Ceres, maior cidade da Região do Vale de São Patrício, com cerca de 20 mil habitantes, sediou no último dia 19 de setembro o 11º Encontro de Contabilidade do Norte e Nordeste Goiano. Uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, o evento visou aproximar os profissionais da região, além de discutir temas relevantes contábeis, as tendências da profissão e os principais desafios atuais da contabilidade. Foi a primeira vez que Ceres recebeu o ciclo de palestras que reuniu aproximadamente 100 participantes.

Entre os assuntos debatidos, os procedimentos do “eSocial”, uma poderosa ferramenta que visa oferecer soluções tecnológicas capazes de lidar com dados empregatícios com uma velocidade inédita no cenário trabalhista, previdenciário e fiscal. “Trata-se de uma revolução digital que afetará empregados, empregadores, contratantes, contratados e suas relações com o governo”, frisou o palestrante Roberto Dias Duarte.

O tema “A Contabilidade e a Tomada de Decisão”, ficou sob a responsabilidade de Antônio de Loureiro Gil, mestre e doutor na área de controladoria e contabilidade. Ele revela que o profissional de contabilidade ainda não sabe como se incluir na interação com outras profissões. “A relação entre as duas é inserir o contabilista junto a um modelo de decisão que a maioria das organizações está adotando. Com isso, vamos conseguir fazer com que o contabilista participe de uma equipe multidisciplinar, junto aos engenheiros, aos administradores e outros profissionais. Isso é novo para o contabilista, porém, mesmo em uma microempresa ou uma organização de grande porte, é preciso que as áreas se envolvam umas com as outras”, aponta.

Os “impactos da Lei 12.973/2014 na apuração dos tributos e contribuições federais das empresas” foi tema ministrado pelo vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima. A Medida Provisória 627/2013, convertida na referida Lei 12.973/2014, teve a finalidade de adequar a legislação tributária com a societária e dispôs sobre as novas regras de apuração dos tributos, entre eles PIS, COFINS, IRPJ e CSLL. Com as alterações trazidas, não se fala mais em Lucro Real, mas, sim, em dois lucros societários: o apurado pelas regras da lei 11.638/07 e o apurado pelas regras da Lei 11.941/08 RTT.

E para encerrar este ciclo de palestras, o tema “Um Show de Liderança Prática: Como transmitir o DNA de Excelência para os Colaboradores”, com o “transformador de pessoas”, José Rafael de Medeiros Filho, que pontuou as principais virtudes de um líder perante os seus funcionários, onde tem papel de criar excelência na equipe, ter atenção naquilo que é fator de sucesso para a organização, e gerar pequenas melhorias constantes que não se perdem com o tempo, além de manter a motivação da equipe mesmo diante de uma rotina.

“Nessa última década, nós demos um grande impulso na profissão, e foi, em grande parte, por causa da nossa aproximação com o profissional que isso aconteceu”, afirma o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, ressaltando a importância dos Encontros Regionais de Contabilidade de Goiás, que em outubro tem edição em Jataí, 3, e Trindade, 10.

Ainda durante o evento, o presidente e os vice-presidentes administrativo, Edson Bento, de registro, Rangel Francisco Pinto e de desenvolvimento profissional, Marciel Augusto de Lima, se reuniram com os delegados Porangatu, Niquelândia, Uruaçu, Goianésia e Itapuranga para tratarem sobre o 12º Encontro de Contabilidade do Norte e Nordeste Goiano, que acontecerá em 2016, em Niquelândia.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO