A 5ª edição do Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis (ENJLC) que está sendo realizada no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) teve início na quinta-feira (20) e encerra hoje, 21. Esta é considerada uma das maiores iniciativas voltadas para jovens profissionais da contabilidade.

O encontro reúne um público de mais de 3 mil pessoas de diferentes faixas etárias e áreas de atuação na Contabilidade. Representando o estado de Goiás, a presidente Sucena Hummel, vice-presidentes, conselheiros, membros de comissões do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) formaram uma comitiva e estiveram presentes no evento.

A abertura do evento reuniu representantes das principais entidades da contabilidade brasileira, que destacaram a importância dos contadores para o país; o papel dos jovens para o futuro da profissão e as suas responsabilidades; a necessidade da adoção de uma postura ética e comprometida pelo público; e a essencialidade de adesão aos valores sustentáveis.

Em seu discurso, a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago, ressaltou a relevância dos jovens no novo cenário socioeconômico e tecnológico. “Sabemos que a crise econômica transformou o papel do empreendedor e, nesse movimento, os jovens tornaram-se grandes destaques nesse novo mundo tecnológico e virtual. Vocês, meus caros colegas, são versáteis, ágeis, inteligentes, curiosos pelo desconhecido, corajosos”, afirmou.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, falou sobre pautas importantes da atualidade, como a agenda ESG, que envolvem os aspectos ambiental, social e de governança, e a necessidade de os jovens fazerem diferença na sociedade. “Desejamos fazer com que esse evento possa transformar a vida de vocês para que possam, por meio dessa oportunidade, transformar a vida das pessoas”, enfatizou.

Para abrir as palestras do primeiro dia do 5º ENJLC, a contadora, CEO da Dez Contabilidade Digital e fundadora da maior comunidade de Contadoras e Empreendedoras do Brasil, Mayara Junges, trouxe sua trajetória, visão e experiência sobre os papéis desempenhados pelos profissionais da contabilidade e os conhecimentos necessários para começar um negócio. Vendas, marketing, atendimento digital e gestão foram alguns dos tópicos levantados durante a apresentação.

Outra palestra foi da influenciadora digital, criadora da página ‘Amo Contabilidade’ e referência no assunto, Natália Santos, que falou sobre a evolução da tecnologia e como ela tem impactado no trabalho do profissional do departamento pessoal, sobre a comunicação, a empatia, o trabalho em equipe e a capacidade de solução de problemas.

Para o segundo dia do 5º ENJLC, o contador Altair Alves que soma mais de 700 mil inscritos no seu canal “Gerando Empreendedores” trouxe todo seu conhecimento na área durante sua palestra apresentando os pilares para a construção de autoridade e de posicionamento por meio da internet, especificamente com o YouTube. Além de auxiliar na formação de milhares de contadores e empreendedores brasileiros, a plataforma agrega na captação de clientes e amplia as possibilidades dentro do mercado contábil.

Dando continuidade, o colunista do G1 e apresentador do “Mercado Inteligente” na rádio CBN, Carlos Oshiro, apresentou a palestra “Nova Economia – a nova forma de fazer negócios”. Oshiro explicou o tema baseado em dois pilares: tecnologia e pessoas. “A Nova Economia é sobre como se usa a tecnologia para tornar o mundo das pessoas melhor”, sintetizou.

O contador e vice-presidente do Serac, Jhonny Martins, falou sobre o sucesso da contabilidade e o crescimento de negócios. Com uma apresentação rica e dinâmica, o palestrante destacou a diferença entre Hard Work e Smart Work. “O contador precisa entender que ele obtém mais sucesso trabalhando com agilidade e estratégia do que simplesmente trabalhando duro”, pontuou Jhonny.

O 5º ENJLC é uma iniciativa idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O evento, voltado para jovens profissionais da contabilidade e para a classe em geral, contou com uma programação diversificada, voltada para o empreendedorismo, o metaverso, as finanças, o crescimento de negócios, o protagonismo contábil das jovens lideranças e a inovação.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: Comunicação CRCGO – Thaillyne Rodrigues, Jornalista. Com informações da Comunicação do CRCRJ, CFC, CRCSE, CRCBA e CRCMA