Com a presença de mais de 800 profissionais, entre estudantes e grandes nomes da área contábil, teve início, na noite desta segunda-feira, 20 de outubro, o 5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade (ELBC), em Campina Grande, no interior da Paraíba. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Garden Hotel.

A programação, que contará com painéis e palestras temáticas, segue até o fim desta terça-feira, 21, quando portugueses e brasileiros trocarão conhecimentos sobre a profissão contábil nos países que falam a língua portuguesa.

O evento é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em parceria com a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc), e conta com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

Nesta quinta edição, a maior já realizada em termos de público desde que o ELBC foi criado, em 2010, serão discutidos o papel da contabilidade no combate è corrupção, a evolução do campo profissional tanto no Brasil, como em Portugal, e a responsabilidade dos auditores independentes.

“Essa é uma grande oportunidade de fortalecer a rede de relacionamento entre Brasil e Portugal, no que diz respeito à contabilidade e a geração de serviços contábeis, sejam eles públicos ou privados. São eventos como este que ajudam a engradecer a profissão”, afirmou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, destacado que este é o maior público já visto em uma edição do ELBC.

O presidente saudou os profissionais e lembrou a importância da cidade no cenário da educação no Brasil. Campina Grande, a segunda mais importante do estado da Paraíba, é também proporcionalmente a cidade com o maior número de doutores do Brasil: 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional.

Antonio Domingues de Azevedo, presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc), destacou que o desafio, tanto da classe contábil brasileira e da portuguesa, é criar oportunidades para um futuro mais sustentável. “O contador no Brasil, e o contabilista em Portugal, como nós chamamos, precisam se convencer de que a contabilidade não é uma joia fechada individual, mas, sim, a disposição de quem precisa”, afirmou.

O português, reeleito ao cargo que ocupa na Otoc, na semana passada, foi autor, em 1996, do projeto de lei que regulamentou a profissão naquele país. No Encontro, ele falará sobre os desafios de acesso à profissão e a manutenção do registro e sobre o exame de suficiência, em painel durante a programação.

Cicerone do evento, o presidente Glaydson Trajano, do Conselho Regional da Paraiba, agradeceu a oportunidade de receber o evento. “O Luso-Brasileiro pretende quebrar as barreiras dos países que falam a língua portuguesa. Da mesma forma, nosso trabalho tem de ser quebrar as nossas próprias fronteiras, levando a educação continuada a todos os profissionais do estado, principalmente aqueles do interior”, disse.

O presidente da FBC, Juarez Domingues, fez um resgate histórico do Encontro, que teve a primeira edição realizada em Florianópolis, há quatro anos. No ano seguinte, foi sediada em Lisboa e, em 2012, voltou ao Brasil, desta vez, em São Luis, no Maranhão. Já em 2013, Coimbra recebeu o Encontro.

Acompanharam a cerimônia os vice-presidentes do CFC, Nelson Zafra (Registro); Zulmir Breda (Desenvolvimento Profissional); e Aécio Prado Dantas (Desenvolvimento Operacional); os conselheiros, Miguel Angelo, Osvaldo de Andrade, Maria Constança Carneiro Galvão; Vânia Labres, Paulo Luiz Pacheco, Cleber Oliveira Figueiredo e Juliana Martins.

Além destes, comparecem os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Ceará, Sergipe, Alagoas, Espírito Santos, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia e seus vice-presidentes e a vice-prefeita de Salvador, a contadora Célia Sacramento.

Fonte: Comunicação CFC