Abertura de empresas em Aparecida de Goiânia será realizada obrigatoriamente pela internet a partir

A partir do dia 5 de maio, a consulta de viabilidade para abertura de empresas na cidade de Aparecida de Goiânia deverá ser realizada obrigatoriamente por meio da REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
A cidade de Aparecida será a primeira do estado a implantar o novo sistema disponível no site da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). A novidade que beneficia diretamente a todos os empreendedores da região será lançada em evento que será realizado no dia 5 de maio, às 17h, na sede da Aciag – Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia.
“Antes de encaminhar os documentos à Junta Comercial, o empresário poderá consultar a viabilidade do endereço, quer dizer, o empresário poderá verificar se o local escolhido para a implantação do negócio está liberado para a instalação. Podendo fazer a consulta pela internet, o empresário economiza tempo”, afirma o presidente da Juceg Alexandre Caixeta. Depois de passar pela consulta de viabilidade, o empresário precisa se deslocar a um dos pontos de atendimento da Junta Comercial e entregar a documentação para dar continuidade ao processo de abertura da empresa.
Inicialmente, apenas Aparecida vai contar com a ferramenta de consulta por localidade. “A prefeitura de Goiânia e outras dez cidades também demonstraram interesse em aderir à REDESIM, mas ainda não apresentaram agenda para os estudos de viabilidade do projeto”, afirma o presidente da Juceg.
A implantação da REDESIM nos municípios depende – além da adesão das prefeituras – de estrutura física e de pessoal adequada. “A equipe da Juceg está totalmente disponível para a implantação da rede e eu acredito que todos os prefeitos também têm a pretensão de agilizar a prestação desse serviço pela internet, já que irá facilitar o empreendedorismo local”, avalia Caixeta.
REDESIM em Aparecida – Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da Juceg, Silvio Miranda, a viabilidade locacional substituirá a Declaração de uso do solo para fins de início de atividade empresarial e será pré-requisito para protocolar a solicitação de inscrição municipal. “A permissão da consulta de viabilidade é a primeira etapa da implantação da REDESIM em Aparecida. A previsão é de que o processo fique ainda mais ágil”, afirma o gerente.
REDESIM em Goiás – A consulta de viabilidade e o preenchimento da Ficha Nacional de Cadastro (FCN/RE) já são realizados obrigatoriamente por meio da Redesim desde o dia 13 de janeiro de 2014.
Fonte: Comunicação Juceg, por Alessandra Lessa, 29/04/2014