Com o objetivo de apoiar o controle social e promover a cidadania, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) participou no dia 24 de junho da reunião dos membros e parceiros do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE), realizado no auditório da Secretaria da Fazenda de Goiás. Métodos de inserção do controle social da administração pública e a função social dos tributos foram pontos de destaque no evento.
A reunião também propôs a aplicação de uma educação fiscal nas escolas, aliada as outras áreas de conhecimento, como língua portuguesa, redação e matemática. O conteúdo multidisciplinar, segundo o GEFE, permite com que alunos dos ensinos fundamental e médio tenham acesso às informações como a arrecadação de tributos, educação orçamentária, normas aplicáveis à contabilidade no setor público, parcelamento previdenciário, fluxo de cobrança da dívida ativa, simples nacional, além de temas como a função social dos tributos e participação social na gestão pública.
O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, destaca o apoio do Conselho para mais um projeto de educação fiscal. “Estamos conclamando as delegacias regionais, para que todos os funcionários possam se engajar neste projeto. A educação fiscal está em todo lugar, inclusive no desempenho profissional do contabilista. As faculdades também devem ter esse engajamento, para que a educação fiscal seja inserida nas atividades semestrais, semanas acadêmicas, com oficinas e palestras. O CRC-GO está à disposição para viabilizar essa ação”.
O conselheiro suplente do CRC-GO, Ivam Paulo Soares Pugas, revela a necessidade de unir projetos em prol de uma educação mais consistente. “É de suma importância aliar a função do observatório social, em parceria com o CRC Solidário, para colaboração às atividades da educação fiscal”.
Com a apresentação de grupos teatrais nas escolas e com o trabalho de conscientização do uso correto dos recursos públicos, o coordenador do Grupo de Educação Fiscal de Goiás, José Humberto Corrêa, reforça que o projeto de educação fiscal é de acesso a todos. “Temos a responsabilidade de mostrar que o serviço realizado pelo poder público para com a sociedade pode ser acessado e avaliado pelo cidadão. Devemos promover a cidadania, num processo de empoderamento do cidadão, que tem o direito de fiscalizar os projetos de governo. Este é um programa coletivo de Estado, independente de mandato ou partido”, ressalta.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público de Goiás, Simone Disconsi, declara que a ação do MP-GO funciona como uma espécie de ponte, mediando as ações e projetos da educação fiscal para a avaliação das autoridades públicas. “Firmamos um Termo de Cooperação Técnica, onde somos parceiros da educação fiscal. É de extremo interesse do Ministério Público Estadual ter esse papel de mediador para com o cidadão. Para tanto, concedemos palestras em instituições de ensino, promovendo a disseminação do controle social e da cidadania, e continuaremos com o projeto”, afirma a promotora.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO, 25/06/2014