O prazo termina hoje, o número médio de goianos que não entregaram a declaração ainda é alto

Chegou a data final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR), a corrida dos goianos ocupa os contadores, que de última hora correm contra o prazo limite para não deixar nenhum cliente cair na malha fina. De acordo com o Supervisor da Receita Federal Jorge Martins, a quantidade total de declarações esperadas é 870 mil. Mas, apenas 730 mil foram entregues. No ano passado, pouco mais de 100 mil pessoas ainda não haviam enviado suas declarações nesta mesma época. Cerca de 20 mil enviaram-na depois do prazo final. A justificativa é a falta de documentação e a dificuldade de organização.

A contadora Adázia Alves Correia aconselha aos clientes que, para não perderem o prazo, devem ficar atentos ao prazo de inicial, e organizar os documentos o quanto antes. De seus 50 clientes, todos já apresentaram suas declarações. “O atraso do envio é ruim principalmente devido ao congestionamento do site da receita, o acumulo de acessos faz o sistema travar e não funcionar corretamente. Além da dificuldade de encontrar um profissional de contabilidade em um prazo tão pequeno”.

Para Dulcilene Arantes, a falta de documentação lhe causou problemas. A advogada que ainda não enviou os seus documentos, começou a declarar há dois anos e que houve dificuldade para se organizar. Quase perdeu o prazo.

No escritório do contador Rangel Francisco, ele e o sócio auxiliam em média 600 contribuintes, e até ontem, 20% não enviaram as declarações. Para ele, o atraso é comum e o número aumenta a cada ano, devido à demora dos clientes para enviar a documentação. O contador aconselha que, para quem perdeu a data, deve se organizar para não cometer o mesmo erro.

Quem errou algum dado no documento original pode enviar uma retificação até cinco anos depois do prazo final, desde que a declaração não esteja sob procedimento de fiscalização. Também é possível apresentar a declaração retificadora em smartphone ou qualquer mídia removível nas unidades de atendimento da Receita Federal.

Multa

A multa por atraso na entrega da IR é de 1% do valor do imposto a cada mês de atraso, sendo o valor mínimo R$ 165,74 e o valor máximo de 20%, também em cima do valor do imposto. Assim que transmitir a declaração em atraso, o contribuinte receberá a Notificação de Lançamento da Multa, tendo o prazo de 30 dias para efetuar o pagamento.

Fonte: O Hoje, por Isadora Seabra Rocha

2016_04_29 O Hoje_IR_Rangel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *