O mestre em Ciências Contábeis, Fábio Almeida, ministrou nesta quinta-feira (17) no Centro de Convenções uma palestra na XI Convenção de Contabilidade de Goiás, com enfoque na Lei 12.973/14 e a Instrução Normativa 1515/14.
Fábio Almeida abordou as mudanças significativas que ocorreram na forma de manuseio da contabilidade. “Essas mudanças se referem principalmente a visão do Fisco sobre essa contabilidade societária. Até então nós tínhamos dois mundos distintos: a contabilidade fiscal e a contabilidade societária. Com o advento dessa Lei, esses dois conceitos se uniram, transformando-se em uma contabilidade única para todos os efeitos. Falamos aos contadores sobre os principais impactos, os cuidados que eles devem ter, e principalmente os ajustes que precisam ser feito na contabilidade, para ela se tornar societária”, explicou.
Ainda de acordo com Fábio Almeida, o processo para se adaptar à convergência da contabilidade tem demandado determinado tempo para o profissional da contabilidade. “Há oito anos o contador vem sofrendo para se adequar à contabilidade nos moldes internacionais. Esse pronunciamento da Receita através da Lei nada mais é do que transformar aquilo que já era regra na profissão contábil, só que agora com a cobrança do Fisco”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise