“Planejamento Tributário” foi o tema do curso realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) ministrado dia 23 de junho em Anápolis, no auditório da Sefaz, pelo especialista Pedro Roberto Silva Pinto. Tendo em vista que muitas empresas possuem dificuldades na questão do pagamento de tributos, o planejamento tributário é um caminho para que profissionais da contabilidade possam prestar orientação às empresas e a sociedade.

De acordo com Pedro Roberto Silva, o planejamento tributário na empresa permite com que haja uma redução da carga tributária devida. “A redução da carga tributária das empresas ocorre debaixo do amparo da legislação pertinente. As empresas poderiam pagar um valor reduzido de carga tributária se tivessem um planejamento tributário, ao mesmo tempo em que atendessem a legislação”, explica o especialista, que ainda declara que a sonegação nunca será o melhor caminho para redução dos tributos. “Algumas empresas cometem evasão fiscal (sonegação) com o objetivo de pagarem menos tributos, mas quando são descobertas, além de pagar as taxas atuais, têm de pagar todos os tributos anteriores que estão pendentes, além de responderem por crime contra a ordem tributária”.

Apesar de dizer que o número de casos de sonegação tem diminuído, a quantidade de crimes ainda é grande, no entanto, a tendência é de que o controle do Fisco aumente e a quantidade de casos diminua. “Uma das justificativas que alguns empresários dão para a evasão fiscal é de que eles não veem o reflexo do tributo que pagam em contribuição para com a sociedade, no entanto isso não justifica a sonegação, pois a falta do pagamento impacta a sociedade de maneira muito mais negativa”, esclarece.

Segundo Pedro Roberto, se aprofundar mais no tema de planejamento tributário é um dos caminhos mais promissores para orientação às empresas, onde a sociedade, a empresa e o contabilista sempre ganham.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *