Após o grande número de participantes, em Goiânia, na palestra Diferencial de Alíquota ICMS/ Emenda Constitucional 87/2015, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e ministrada pelo contador Otávio Martins, foi a vez de Anápolis receber o evento na última sexta-feira, 19, no auditório da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do município. A palestra, realizada das 9h às 12h, trouxe uma série de esclarecimento sobre os impactos tributários do novo ICMS. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, os vice-presidentes Administrativo e de Desenvolvimento Profissional, Rangel Francisco e Weberth Fernandes, o conselheiro Alessandro Polonial e o delegado do CRCGO em Anápolis, Jony Vony Paulino da Silva, também acompanharam o evento.
Desde a entrada em vigor da norma, micro e pequenas empresas reclamam que ela criou uma burocracia insustentável. Neste sentido, o palestrante também abordou informações sobre a liminar concedida no último dia 17, pelo ministro do STF, Dias Toffoli, que suspende as mudanças para empresas do Simples Nacional.
As empresas do e-commerce, antes da decisão do STF, estavam com dificuldades em emitir o grande número de guias para pagamento do imposto e analisar as alíquotas. A elevação do tributo também prejudica as optantes pelo Simples Nacional.
Como ocorrem em todas as palestras, Otávio Martins ensinou passo a passo como calcular o diferencial de alíquota e deu suporte aos participantes para que tirassem dúvidas acerca do tema.
O conselheiro do CRCGO, Alessandro Polonial, destacou a importância da palestra para os participantes e o momento de mudanças nas formas de recolhimento do imposto. “Foi um evento muito proveitoso. Estamos passando por transformações enormes com relação ao ICMS e a palestra ajudou a sanar muitas dúvidas, inclusive minhas”, afirma.
Para o delegado do CRCGO em Anápolis, Jony Vony Paulino, o público presente no evento estava bastante apreensivo com relação às mudanças, mas saíram de lá com mais conhecimentos. “É um momento que surgem dúvidas constantes. A necessidade de dar ao contador uma luz sobre as novas regras é crucial. A palestra foi um sucesso”, conclui Jony.
Solidariedade – A palestra possibilitou a arrecadação de cerca de 500 Kg de alimentos, que foram entregues pelo conselheiro Alessandro Polonial para a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso, reconhecida na região pelo relevante trabalho desenvolvido por seu titular, delegado Manoel Vanderic, junto à terceira idade e aos abrigos que os acolhem.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro