O CRCGO levou, no dia 24 de setembro, à cidade de Varjão, mais uma capacitação técnica, conforme Termo de Cooperação Técnica entre o Conselho e o Ministério Público de Goiás. De acordo com a conselheira Josenilda Ribeiro, que ministrou o treinamento, foi abordado as principais questões relacionadas a parte prática aos membros do Fundeb.

Segundo ela, a capacitação de Varjão teve um diferencial dos demais municípios. “Cada município tem sua particularidade. Até porque trabalhar o controle social pode causar resistência em uma das partes”, afirma. Apesar da dificuldade inicial, Josenilda, aos poucos, foi tratando das informações que tinham maior peso, como licitação. “Ao descentralizar a questão política e abordar o lado profissional, apresentando as anuências da lei e do que se trata de obrigatoriedade e cumprimento de normas, o tratamento das contas públicas e da gestão, as coisas foram tomando outro rumo, outro corpo e os participantes ficaram mais à vontade”, revela.

A capacitação contou também com o promotor do município, Cláudio França Magalhães, que apresentou sua realidade bem próxima a comunidade, em busca de resolver as questões que aparecem cotidianamente.

“Apesar de ter sido bastante atípico, ao final tivemos uma avaliação positiva, com a participação também de outros profissionais, como professores, e não só de conselheiros. Ao encerrarmos, foi possível perceber que nosso objetivo foi alcançado, pois os participantes entenderam qual o papel do conselho, suas questões legais, a finalidade da cidadania e da transparência do investimento do dinheiro público”, finaliza Josenilda.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves